Avaliação e-commerce: como evitar abandono de carrinho

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Descubra o que faz os seus potenciais clientes desistirem das compras antes de passarem pelo caixa da sua loja virtual e faça intervenções para obter maiores e melhores retornos financeiros

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Avaliação e-commerce é uma das especialidades da agência de Marketing Digital, Agência E-Plus. Trata-se de um serviço grátis de análise da sua loja virtual em diferentes aspectos, entre eles, o do abandono de carrinho.

No e-commerce, o abandono de carrinho ocorre quando um potencial cliente entra em uma loja online, coloca um ou mais produtos no carrinho de compras e, momentos depois, abandona tudo e sai sem comprar nada.

Conforme pesquisa Ibope E-commerce, a taxa de abandono de carrinho é bastante alta no Brasil:

• Nos sites de artigos de escritório: 65%
• Nos sites de produtos para decoração: 76%
• Nos sites de vestuário e calçados: 80%
• Nos sites de artigos de informática: 83%

Mesmo que a sua taxa estiver abaixo das citadas anteriormente, sempre há um jeito de melhorar as coisas por meio da avaliação e-commerce e reduzir ainda mais este percentual.

Como evitar o abandono de carrinho?

Há muitas situações que podem fazer com que um e-consumidor desista de comprar em sua loja virtual depois de já ter enchido o carrinho de produtos. Uma delas é o frete muito alto.

Já abordei esta questão logística inúmeras vezes aqui no blog. Em um post, por exemplo, mostrei como o frete grátis pode aumentar o ticket médio da sua loja e, em outro, expliquei como a rapidez na entrega é fundamental.

Além disso, se o seu site e-commerce possui procedimentos de cadastro e check-out muito complexos, o cliente começa a usar o lado crítico do cérebro que, por sua vez, começa a sabotar a venda.

Vídeo: 10 formas de reduzir o abandono de carrinho no e-commerce

Para corrigir o problema da demora, temos trabalhado com os clientes da nossa agência de Marketing Digital a possibilidade de implantação do sistema Smartcheckout® da plataforma Vtex, que possibilita o fechamento da compra por impulso (em menos de 15 segundos) por meio de confirmação com apenas um e-mail (sem a necessidade de senhas e outros dados, com total segurança), o que evita que o seu potencial cliente comece a pensar demais nos “N” motivos pelos quais não deveria passar aquele carrinho pelo caixa da sua loja virtual.

Existem, ainda, outras dezenas de problemas que podem causar o abandono de carrinho, tais como a falta de certificações de segurança, a baixa credibilidade da loja ou a lentidão do sistema em dias muito cheios como o da Black Friday.

Minha recomendação é que você faça uma avaliação de e-commerce com a agência E-Plus a fim de resolver este problemão que é o do abandono de carrinho e, assim, passar a ter um retorno maior e melhor em breve. Ligue (11) 2373-5471 para conhecer este serviço grátis!