Como fazer um e-book grátis para divulgar sua loja virtual?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Quanto maior a profundidade do conteúdo, maior a capacidade do livro eletrônico despertar o interesse do seu público-alvo

ebook-ecommerce

“Vamos criar um e-book grátis!”não é a frase que os donos de e-commerces gostam de ouvir dos profissionais de uma agência de Marketing Digital, pois esse trabalho não é grátis para quem produz. Contudo, vale a pena criar um!

Caso você duvide que um material assim possa ser benéfico ao seu e-commerce, dê uma lida no post “Como um e-book grátis pode ajudar a divulgar sua loja virtual?”, que publiquei em 11/01/2016 e conheça as vantagens.

A seguir, apresento o passo a passo que usamos aqui na Agência E-Plus para criar um e-book grátis:

– Sondagem

Nesta primeira fase, analisamos o público-alvo para descobrir uma de suas dores, para a qual ofereceremos várias soluções.

 

– Planejamento

Aqui planejamos tópicos e capítulos do e-book com conteúdo multidisciplinar voltado a resolução do problema do seu público-alvo.

– Produção do conteúdo

O conteúdo dos capítulos é criado conforme o planejamento. Quanto mais denso e relevante o conteúdo, maior o impacto positivo no público.

– Formatação

Organização de todos os elementos internos do e-book, tais como título, autor, introdução, prefácio, capítulos, conclusão, bibliografia, etc.

– Ilustração

Produção e seleção de fotografias, criação de desenhos ou outra arte específica capaz de completar e facilitar a compreensão do conteúdo.

– Criação da capa

A capa deve traduzir a essência do e-book e ao mesmo tempo ser totalmente legível em telas pequenas, médias e grandes.

– Edição

Sincronização do conteúdo escrito e o conteúdo visual com o objetivo de gerar um produto final agradável ao público-alvo.

– Revisão

Releitura crítica do e-book com a finalidade de encontrar erros de conteúdo, de edição e de português e fazer as devidas correções.

– Diagramação

Disposição dos textos e imagens no formato final do e-book conforme a fase de edição e regras do Design,e geração do arquivo PDF ou ePub.

– Registro

Se seu e-book grátis refletir o “estado da arte”, vale a pena registrá-lo na Biblioteca Nacional para protege-lo contra plágios e obter ISBN.

Além de despertar o interesse do seu público-alvo com a finalidade de capturar e-mails para o seu Funil de Vendas, um e-book grátis bem escrito e bem produzido o transformará em uma autoridade no assunto, o que é um passo importante para conquistar uma boa reputação na web.