Mariano Gomide: uma biografia

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça um dos fundadores da VTEX!

Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX. Foto: @vtex
Mariano Gomide de Faria, fundador e co-CEO da VTEX. Foto: @vtex

Fundador da VTEX ao lado de Geraldo Thomaz, Mariano Gomide de Faria é um especialista em Digital Commerce. Além de co-CEO da VTEX, ele é diretor de programas do EICOM Institute, organização que oferece educação de alta qualidade para todos os níveis profissionais da área de comércio.

Neste artigo, você conhecerá um pouco da história de Mariano Gomide. Você ficará sabendo sobre alguns detalhes de como ele conseguiu transformar a VTEX em uma das maiores empresas dedicadas ao e-commerce e comércio unificado do mundo. Continue lendo e fique por dentro!

MARIANO GOMIDE E SUA TRAJETÓRIA NA VTEX

Entre os anos de 1995 e 2000, Mariano Gomide de Faria era um estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especificamente entre os anos de 1998 e 1999, ele atuou como estagiário do Banco Icatu. Na virada do milênio, contudo, tudo começou a mudar.

Já no ano 2000, só cinco anos após o lançamento da internet comercial no Brasil, Mariano Gomide e seu sócio Geraldo Thomaz fundaram a Vitrine Têxtil, no Rio de Janeiro, que mais tarde se tornaria a VTEX. Naquela época, a empresa fornecia soluções B2B para empresas do setor têxtil somente. 

Os quatro primeiros anos de empreendedorismo foram muito difíceis. A empresa, que contava com no máximo cinco colaboradores, desenvolveu todo tipo de software. Valia tudo para sobreviver. O negócio lucrava em um mês, mas tinha prejuízo no outro. Em quatro momentos, Mariano pensou em fechar as portas, mas não o fez porque ainda acreditava no poder da internet.

Já em 2007, a empresa desenvolveu a plataforma e-commerce do Walmart, no Brasil. A partir desse evento é que começou a surgir a VTEX que conhecemos hoje. Nos anos seguintes, a empresa passou a desenvolver soluções não apenas para o B2B têxtil para também para o B2C, B2E, B2G, entre outros tipos, para todos os setores de atividades.

O PODER DA VTEX

Junto com o sócio e amigo Geraldo, o co-CEO da VTEX Mariano Gomide conduziu a empresa sem a ajuda de nenhum investidor durante longos anos. Só em 2012 é que o Grupo Naspers entrou no jogo e, logo depois, o Riverwood Capital. Então, em 2016, a multinacional de assessoria financeira Deloitte reconheceu a VTEX como a PME de maior crescimento no Brasil.

A plataforma VTEX, que possibilita a criação de lojas virtuais, agora era o grande produto da empresa. Com essa plataforma, a VTEX saiu de um faturamento de menos de R $10 milhões nos anos 2000 para mais de R $100 milhões em 2016. A carteira de clientes aumentou para mais de 2.500 clientes em mais de 30 países.

Vídeo: Mariano Gomide em entrevista no Exame Talks

E não é qualquer cliente. No portfólio da VTEX estão a Coca-Cola, a Samsung, o Walmart, a Sony e outros grandes players. Não demorou, enfim, para que a empresa fosse reconhecida também pela Gartner, CIO Review e Retail Tech. Em 2019, a VTEX recebeu aporte de R $580 milhões do Softbank, Constellation e Gávea. Em 2021 estreou na NYSE.

O co-CEO da VTEX Mariano Gomide vive hoje em Nova Iorque, nos EUA, de onde comanda a expansão da VTEX na América do Norte e no mundo afora. Mas nas horas vagas, ele gosta de praticar a caça submarina, uma atividade pela qual se diz apaixonado.

  • Assim que puder clique em “Luiza Trajano” e conheça a trajetória de uma das maiores empreendedoras do e-commerce brasileiro!