Qual o perfil do e-commerce brasileiro?

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Estudo da BigData Corp e PayPal revela as características do comércio eletrônico nacional

Perfil do e-commerce brasileiro: país tem mais de 1,5 milhão de sites de comércio eletrônico. Imagem: @freepik
Perfil do e-commerce brasileiro: país tem mais de 1,5 milhão de sites de comércio eletrônico. Imagem: @freepik

O termo “perfil do e-commerce brasileiro” diz respeito às características do comércio eletrônico nacional em um determinado período. Ele engloba um conjunto de métricas como o número de lojas online ativas, o preço dos produtos e a concentração geográfica das empresas do setor, por exemplo.

Recentemente, a PayPal em parceria com a BigData Corp lançou a pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro” onde aponta as condições atuais de múltiplas métricas ao longo dos anos de 2014 a até 2021. Acompanhe em seguida alguns dos principais resultados deste estudo!

PESQUISA: PERFIL DO E-COMMERCE BRASILEIRO

De acordo com a pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro” da PayPal e BigData Corp, o Brasil tinha 11 milhões de sites ativos em 2017. Desde então, a quantidade de sites só cresceu, chegando a 17 milhões em 2021.

Deste montante, contudo, apenas 600 mil sites eram sites de e-commerce em 2017. Mas nos cinco anos seguintes, o número de sites de e-commerce mais do que dobrou no país, chegando a mais de 1,5 milhão em 2021. Hoje, os sites de comércio representam 9,4% dos sites nacionais.

Um dos dados mais interessantes do estudo é que o e-commerce cresceu mais do que a economia nos últimos anos. O PIB brasileiro foi negativo em 2015, 2016, 2017, 2020 e 2021; e cresceu apenas 1,9% e 1,6% respectivamente em 2018 e 2019. Já o e-commerce, por sua vez, manteve uma taxa de crescimento acima de dois dígitos em 2015, 2016, 2018, 2019, 2020 e 2021, com um pico de 40,7% em 2020.

Características do e-commerce brasileiro nos últimos 6 anos

Em 2021, mais de 83% dos comércios online eram de pequeno porte, conforme a pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro”. Enquanto isso, 9,92% eram de médio porte e apenas 6,62% eram de grande porte.

De todos os sites de e-commerce de 2021, a grande maioria, 79,44%, vendia de 1 a 10 produtos e, portanto, eram sites de nicho. Outros 9,94% vendiam de 11 a 100 produtos, enquanto 10,62% comercializavam mais de 101 produtos.

Em 2016, conforme o estudo “Perfil do e-commerce brasileiro”, o preço médio da totalidade dos produtos era maior do que R $1 mil para 12% dos sites. Em 2018, esse número caiu para 6,81%. Já em 2021, subiu para 12,15%, alcançando assim o maior patamar dos últimos 6 anos.

O estudo também aponta a concentração geográfica das empresas de e-commerce. Em 2015, 54,87% delas situavam-se em São Paulo, reduzindo para 51,8% em 2021. No período, um dos estados que mais concentrou matrizes de e-commerces foi o de Minas Gerais, passando de 7% em 2015 para 7,24% em 2021.

Vídeo: reportagem da Band sobre o crescimento do e-commerce no Brasil

Outras características

Conforme o estudo “Perfil do e-commerce brasileiro”, 60,37% dos sites usam carteiras virtuais; mais de 92% têm certificado SSL; e mais de 83% são responsivos. Além disso, 69,65% marcam presença nas redes sociais. A rede social mais usada neste contexto é o Facebook (53,96%), seguida do Youtube (45,82%) e do Twitter (31,10%).

Todavia, só 52,13% usam um software analytics para acompanhar métricas do e-commerce. Sistemas como o Google Analytics são importantes porque permitem entender o estado atual de um site e assim criar estratégias para melhorias de performance.

SAIBA MAIS SOBRE O PERFIL DO E-COMMERCE BRASILEIRO

Quer conhecer mais dados sobre o perfil do e-commerce brasileiro? Em caso positivo, clique sobre “Pesquisa PayPal e BigData Corp”. Desse modo, você poderá descobrir mais métricas como as que dizem respeito à LGPD, marketplaces, aplicativos e proporção de pequenas empresas no e-commerce nos últimos anos no Brasil. Vale a pena dar uma olhada!

Assim que puder clique em “Como são as lojas de e-commerce no Brasil” e conheça ainda mais dados sobre o e-commerce nacional!