Vantagens do headless commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba por que usar esse recurso no seu comércio!

Uma das vantagens do headless commerce é o front-end desacoplado do back-end, o que permite distribuir o conteúdo de interface e os dados de consumidores para diferentes canais de vendas com facilidade. Foto: @freepik
Uma das vantagens do headless commerce é o front-end desacoplado do back-end, o que permite distribuir o conteúdo de interface e os dados de consumidores para diferentes canais de vendas com facilidade. Foto: @freepik

Headless commerce ou, em Português, Comércio Sem Cabeça, é uma arquitetura de software de comércio eletrônico na qual o front-end, ou seja, a cabeça da loja virtual visível para os consumidores, é desacoplado do back-end, isto é, da estrutura lógica interna de programação da plataforma e do site. Desse modo, o front-end e o back-end podem funcionar separadamente. Além disso, é possível conectar soluções prontas e testadas de empresas terceiras ao seu site de e-commerce por meio das chamadas Application Programming Interface (API). Isso certamente proporciona inúmeras vantagens para você comerciante. Conheça essas vantagens logo em seguida!

VANTAGENS DO HEADLESS COMMERCE

São várias as vantagens do headless commerce. Entre elas eu posso citar, por exemplo, as capacidades de:

Unificação de estoques e criação de serviços omnichannel

Na abordagem headless commerce, o seu front-end é livre. Em outras palavras, você pode levá-lo para onde quiser. Com efeito, é possível criar novos canais e pontos de vendas online e físicos, e entregar seu conteúdo lá com praticidade. Além disso, é possível acoplar um software de Order Management System (OMS) à sua plataforma e, com isso, unificar seus estoques e aumentar a disponibilidade de produtos em todos os seus canais. A unificação de estoques permite, ainda, criar experiências omnichannel como a ship from store, pick up in store e pick up points, entre outras.

Alta capacidade de personalização

A personalização é uma das vantagens do headless commerce mais importantes. Com o front-end desacoplado do back-end, os desenvolvedores podem modificar, customizar e distribuir o conteúdo com mais facilidade. Enquanto nas plataformas monolíticas só é possível atender um só canal, nas plataformas headless você pode criar conteúdo e distribuí-lo para múltiplos canais via API. Você também pode criar experiências personalizadas com vitrines orientadas pelo comportamento de cada consumidor. Assim é possível recomendar produtos e fazer promoções mais eficientes.

Flexibilidade para integrar novos apps e componentes, e assim evoluir o e-commerce

Além das APIs, as plataformas headless operam em nuvem e com microsserviços. Os microsserviços são apps e serviços de terceiros que podem ser integrados à plataforma e-commerce a partir da nuvem. Assim, é possível acoplar componentes e apps prontos já desenvolvidos e testados por outras empresas em um processo denominado composable commerce. Isso possibilita evoluir e escalar seu e-commerce com mais qualidade, rapidez e flexibilidade. Afinal de contas, é melhor, menos custoso e mais fácil usar soluções prontas do que criar e testar as próprias.

Outras vantagens do headless commerce de grande valia é que ele permite implantar lojas virtuais com rapidez e segurança, com mais economia em médio e longo prazos, e o melhor de tudo, com melhor taxa de conversão. 

Vídeo: saiba mais sobre os benefícios do headless commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

COMO IMPLEMENTAR O HEADLESS COMMERCE?

Agora que você já conhece algumas das vantagens do headless commerce, que tal implementar um? Para fazer isso, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação em plataformas de e-commerce headless como a VTEX, Shopify e Nuvemshop; e em CMSs headless como o deco.cx, por exemplo. Desse modo, ela possui habilitação para criar, migrar, integrar, gerenciar, evoluir e divulgar, bem como prestar treinamento, suporte e consultoria para empresas como a sua.

Com mais de 10 anos de atuação no mercado, a Agência e-Plus já desenvolveu centenas de projetos de headless commerce para empresas como a sua no Brasil, Portugal, Costa Rica, Espanha, Argentina e Equador, entre outros. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro agora mesmo: