O que vender na internet?

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Nessa última semana em conversa com alguns clientes que realizamos consultoria em e-commerce, um assunto recorrente foi quais produtos tem maior aceitação para vendas em uma loja virtual.

Uma questão interessante a se levantar é: O fato de você ter sucesso com uma operação de vendas de determinado produto no ambiente físico, te habilita a ter esse mesmo sucesso no ambiente virtual?

Infelizmente a resposta é um sonoro não meus amigos.

Para se ter uma loja virtual de sucesso é preciso um planejamento muito bem elaborado, e ele se inicia muito antes de, por exemplo, a escolha da plataforma da sua loja virtual.

Tudo deve (ou deveria) começar com o plano de negócios especialmente elaborado para o e-commerce.

Mas, na prática, o que devo fazer para escolher o que vender em minha loja virtual?

e-commerce-produtos

Praticamente qualquer produto pode ser vendido em uma loja virtual. Procure de preferência algum que você tenha afinidade e conhecimento do mercado.

Essa afinidade é importante para que você tenha um diferencial indispensável no ambiente virtual: O excelente atendimento aos seus clientes.

Voltando aos produtos, uma ótima forma de ter competitividade é focar em determinado nicho de mercado. Vamos a um exemplo:

Você estudou e decidiu que vai montar uma loja de calçados online. Mas, como competir com os grandes?

Um grande diferencial, além do atendimento, pode ser a especialização em determinado produto ou público alvo. Se você quer atingir um público mais jovem, pode montar uma loja virtual somente com modelos do aclamado tênis All Star por exemplo.

Para se obter sucesso dessa forma exemplificada, o seu objetivo deve ser que todas as vezes que alguém pensar em comprar um All Star, lembre-se da sua loja. E para que o sucesso realmente seja duradouro, o cliente deve sempre encontrar os modelos desejados e principalmente modelos que ele nem sabia que existiam. Dessa maneira você terá uma ótima forma de divulgação boca a boca e quanto mais produtos do mesmo ramo você tiver, mais o Google irá indexar as suas páginas e o seu trabalho de otimização de conteúdo (SEO) estará facilitado.

É claro que a estratégia de otimização de conteúdo (SEO) é muito mais ampla e vai ser discutida ao longo de outros artigos em nosso blog.

Nos próximos artigos falaremos de como realizar um bom planejamento para se ter uma loja virtual de sucesso, falaremos sobre a divulgação e muitos outros temas para que você entre de vez nesse mercado que só cresce a cada ano.

Caso queira acrescentar algo ou tenha alguma dúvida, faça seu comentário, falar de e-commerce e ajudar é sempre um prazer.