Quais as melhores datas para fazer promoções no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba em quais períodos do ano as lojas virtuais têm o maior faturamento

Quais as melhores datas para fazer promoções no e-commerce

Promover – no linguajar de uma agência de Marketing Digital – é criar condições para aumentar as vendas de um determinado tipo de produto ou serviço, o que pode ser feito em datas normais ou em datas especiais.

Quando as promoções são realizadas em datas especiais (que são as chamadas “comemorativas”), as chances de potencializar as vendas são maiores, poiso desejo de comprar que os consumidores possuem é ampliado nessas épocas por causa da força da “tradição do consumo” que é passada de geração para geração.

Neste contexto, as melhores datas para fazer promoções no e-commerce são:

– Dia dos Namorados

Comemorado no dia 12 de junho no Brasil e no dia 14 de fevereiro no exterior, o Dia dos Namorados movimentou cerca de R$ 2 bilhões só no e-commerce tupiniquim, em 2015 (estimativa ABComm).

– Dia das Mães

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo do mês de maio. Conforme estimativa do e-bit, o potencial de faturamento do e-commerce nacional na data, em 2015, era de R$ 1,9 bilhão.

– Dia dos Pais

Esta data comemorativa cai sempre no segundo domingo de agosto. Em 2014, o faturamento e-commerce esperado para o período era de R$ 1,34 bilhões (estimativa ABComm).

– Dia das Crianças

No Brasil, o Dia das Crianças (12 de outubro)foi criadoem 1924, mas só a partir de 1960 (após campanha da Fábrica de Brinquedos Estrela) é que passou a ser comemorado. O e-commerce nacional faturou R$ 1,47 bilhão na data, em 2015 (pesquisa e-Bit).

Black Friday

Ação de vendas que ocorre após o feriado norte-americano de Ação de Graças. No Brasil, o evento acontece na sexta-feira após a 4ª quinta-feira do mês de novembro. Em 2015, o faturamento das lojas virtuais na data foi de R$ 1,5 bilhão (pesquisa ClearSale).

– Natal

O feriado de Natal é considerado o dia do nascimento de Jesus de Nazaré em diversas culturas mundo afora. No Brasil, a data é comemorada dia 25 de dezembro. O faturamento das lojas virtuais nacionais no período das festas de fim de ano, em 2015, foi de R$ 7,4 bilhões (pesquisa e-Bit).

Com faturamentos tão altos assim, não é preciso dizer o quanto é importante aproveitar estas datas para criar melhores condições de vendas para seus e-produtos e e-serviços, não é mesmo?

Acabo de me lembrar que, aqui no blogue já postei um artigo intitulado “aumente seu lucro com promoções em datas comemorativas”, no qual apresento alguns conselhos que poderão lhes ser úteis. No mais, fique atento, pois nos próximos dias pretendo publicar um novo artigo sobre como fazer promoções no comércio eletrônico. Até lá!