Saiba escolher o sistema de pagamento do seu e-commerce

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Pese os pros e contras de cada tecnologia e analise o atual momento do seu negócio digital para descobrir qual a melhor opção

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Chega uma hora em que o empreendedor que está em fase de planejamento e/ou de criação de loja virtual vai se deparar com a questão do pagamento. Logo, ele perceberá que os principais meios dos clientes fazerem isso são:

– O débito online
– O cartão de crédito
– O boleto bancário
– A transferência via empresas de pagamento online como o PagSeguro
– A moeda digital bitcoin

Há, no entanto, algo mais a se pensar quando você chega nesta etapa. Além de optar pelos meios, você precisa escolher o sistema de pagamento do seu e-commerce entre, basicamente, estas três alternativas:

1. Gateways
Trata-se de um tipo de sistema que se comunica com os sistemas de cartão de crédito e verifica se o seu cliente tem saldo para finalizar a compra, que é bloqueada em caso negativo ou liberada em caso positivo.

Os gateways não enviam o seu cliente para fora da sua loja virtual, o que evita a quebra de confiança que ocorre em outros sistemas. No entanto, para contar com essa tecnologia na sua loja virtual, você terá que pagar taxas de ativação e análise antifraude, além de tarifas sobre vendas para os gateways e para as empresas de cartão de crédito.

2. Intermediários
Com esse sistema, o seu cliente é direcionado para o site de uma empresa intermediadora, a qual disponibilizará diferentes meios de pagamento e cuidará da segurança online do cliente.

O problema é que o seu cliente pode estranhar o fato de estar sendo conduzido para outro site para realizar o pagamento e, assim, desistir da compra, o que caracterizará o temível abandono de carrinho. Além disso, a empresa intermediária cobrará uma taxa para que você possa usar os serviços dela.

3. Integração direta
Tecnologia integrada à sua loja virtual que – sem a necessidade de intermediários – verifica se o cliente tem saldo para realizar uma compra. Assim, você só paga tarifas para as empresas de cartões.

Contudo, você será responsável pela segurança dos dados do cliente e terá que investir em outras tecnologias para isso, o que poderá sair bem caro. Isso sem falar na necessidade de treinar uma equipe de suporte.

Em tempo, as lojas virtuais construídas por meio da plataforma Vtex contam com o sistema de pagamento Smartcheckout®, o qual possibilita que um consumidor faça uma compra em menos de 15 segundos, isto é, uma compra por impulso, o que reduz drasticamente o abandono de carrinho.

Enfim, antes de escolher, leia e interprete o manual e/ou as diretrizes do sistema de pagamento, analise as tarifas, meios de suporte, capacidade da ferramenta em termos de velocidade e qualidade e ponha tudo na “balança” para saber qual é a melhor tecnologia para você neste momento do seu negócio digital.