E-commerce brasileiro cresce 16% no 1º semestre de 2015

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Comércio eletrônico nacional continua a ter altas e expõe o êxodo digital das empresas e também dos consumidores

crescimento-ecommerce-brasil-2015
Os dados são do Webshoppers, um relatório voltado à análise das tendências, evoluções, estimativas e mudanças no e-commerce, o qual é publicado periodicamente pela consultoria E-bit.

Conforme a 32º edição do Webshoppers, o comércio eletrônico no Brasil obteve um aumento de 16% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014, o que equivale a um faturamento de R$ 18,6 bilhões.

Além disso, esta pesquisa apresenta vários destaques, tais como os seguintes dados referentes aos últimos seis meses:

– Só 6% dos e-consumidores decidem comprar com base na mídia offline
– 38% dos e-consumidores usam tecnologias móveis para comparar preços
– 10,1% dos e-consumidores usaram tecnologias móveis para comprar
– 89,9% dos e-consumidores usaram desktop ou notebook para comprar
– Pessoas de 35 a 49 anos são quem mais compram online (37% do total)
– Os compradores acima de 50 anos eram 30% em 2014 e agora são 33%
– A maior parte dos e-consumidores estão no Sudeste (64,5% do total)
– A renda familiar dos e-consumidores aumentou 10,6% em relação a 2014
– O percentual de frete grátis diminuiu 21% em relação a 2014
– Pagamentos à vista passaram de 39,3% em 2014 para os 39,9% atuais
– O ticket médio de compra aumentou 8% em 2014 e 13% em 2015
– O faturamento das grandes lojas foi de 81% em 2014 para 86% atuais

O estudo apresenta, ainda, dados sobre categorias mais vendidas em volume de pedidos (liderado pelo segmento de moda com 15%) e por faturamento (liderado pelo segmento de eletrodomésticos com 25%).

Outra informação importante é o fato de que o volume de atraso da entrega dos pedidos passou de 14,40% em 2014 para 8,62% neste primeiro semestre de 2015, o que é um avanço e tanto para melhorar a satisfação do cliente.

Recomendo que você selecione algumas estatísticas desta pesquisa e as insira no seu simulador de cenários de negócios e na Buyer Persona, o que lhe possibilitará ver o seu nicho de atuação com maior clareza.

O 32º relatório Webshoppers conta ainda com projeções para o 2º semestre de 2015. Para visualizar o estudo completo, basta baixar o arquivo PDF diretamente no site do e-bit.