Como simular cenários de negócios para o seu e-commerce

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Preveja situações de risco, tenha insights para a solução de problemas, crie novos modelos de negócios, descubra novos nichos e otimize a maneira de expor produtos na sua plataforma e-commerce

simular-cenarios-commerce
No cotidiano das empresas, o cenário diz respeito às condições econômicas e sociais externas que influenciam as corporações. Ele não é como o plano de fundo de uma peça teatral, mas bem que poderia ser, como veremos mais adiante neste texto.

Na prática, quanto mais os gerentes de e-commerce e os gestores das agências de Marketing Digital souberem sobre estas condições econômicas e sociais externas, maiores chances de sucesso nos negócios eles terão.

Para simular cenários, é necessário que coletemos e colecionemos todos os tipos de informações correlatas por meio de pesquisas publicadas nas mídias eletrônicas e impressas ou por meio de ferramentas como a “Análise SWOT para lojas virtuais”.

Eu, como me formei em Análise de Sistemas, uma profissão que exige certa criatividade, procuro usá-la para desenvolver minhas próprias maneiras de analisar as coisas. Por isso, para criar os cenários de negócios, recomendo a produção de um plano de fundo, como no teatro.

Neste plano de fundo, devemos colar (o que pode ser feito com post-its) as estatísticas (mais relevantes para o nosso e-commerce) da conjuntura econômica e social externa proveniente das pesquisas divulgadas na mídia.

O que acontece é que, depois de construir este plano de fundo e contrapor/comparar com ele a figura da buyer persona, teremos mais condições para:

• Ter insights para soluções de problemas;
• Descobrir novos nichos e iniciar o desenvolvimento de novos produtos;
• Prever situações de perigo para os negócios;
• Melhorar a forma de oferecer produtos na plataforma e-commerce;
• Criar novos modelos de negócios ;
• Verificar onde estão os pontos de gargalo do sistema;
• Refletir sobre hipóteses antes da tomada de decisões;
• Tentar prever o comportamento futuro do mercado.

E, por fim, outro fator importante na criação de cenários é que, ao prever determinadas circunstâncias, o seu comércio eletrônico se manterá sempre um passo à frente dos concorrentes e terá a confiança dos e-consumidores.