Meu e-commerce faliu, e agora?

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Entenda por que perder uma loja virtual não é nenhum desastre, mas uma oportunidade!

Meu e-commerce faliu, e agora

“Uma arte” é um poema de Elisabeth Bishop, o qual vem bem a calhar quando um empreendedor vê seu e-commerce ir por água abaixo. É um momento terrível que, obviamente, gera depressão. Mas não é o fim do mundo.

Eis o que nos revela Elisabeth, em duas estrofes:

 

A arte de perder não é tão difícil de dominar/

Tantas coisas parecem cheias da intenção de serem perdidas/

Que sua perda não é nenhum desastre.

 

Perca alguma coisa todos os dias/

Aceite o contratempo de perder as chaves da porta/

A hora gasta inutilmente/

A arte de perder não é tão difícil de dominar.

 

De fato, as derrotas podem ensinar mais do que as vitórias. As perdas são, nessa ótica, uma oportunidade para o empreendedor de e-commerces adquirir uma experiência que lhe será útil em outras situações.

Dentro daquelas 10 mil horas de experiências essenciais para transformar uma loja virtual comum em uma loja virtual outlier devem estar também as experiências das falências, das perdas, dos projetos que não deram certo.

Um dos homens mais ricos da China, o fundador do grupo e-commerce Alibaba, Jack Ma, sabe bem do que isso se trata. Antes de se tornar um bilionário, Ma disse (em uma entrevista durante o Fórum Econômico Mundial de 2015) que:

– Foi rejeitado em mais de 30 empregos;

– Foi rejeitado no KFC (onde entrevistaram 24 pessoas e contrataram 23);

– Foi rejeitado 10 vezes em Harvard.

Em outras palavras, antes de se tornar um bilionário, Ma aprendeu a ser rejeitado, a arriscar e a perder. Suas experiências lhes serviram como um treinamento intensivo de resiliência.

O empreendedorismo está cheio de histórias de superação como essa. Eis algumas muito famosas:

– Cyndi Lauper, antes de fazer sucesso com “True Colors” na década de 1980, fazia parte de uma banda chamada Blue Angel, que faliu.

– A Eucatex, uma das maiores empresas do ramo de construção civil do país, entrou em concordata em 2003, mas deu a volta por cima em 2004, quando seus executivos perceberam a oportunidade e investiram em reciclagem de madeira, o que salvou a companhia.

– Antes de fundar a Disney, Walt Disney teve uma empresa de cinema e animação que faliu em 1922.

Portanto, se você está passando por um processo de falência agora, saiba que – parafraseando Elisabeth Bishop – perder uma loja virtual, embora pareça, não é nenhum desastre, mas uma oportunidade para acumular experiências que lhe servirão para criar um e-commerce fora de série no futuro.