O que é lead, suspect, prospect, cliente e freguês e-commerce?

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Entenda o que o pessoal do Marketing Digital está tentando lhe dizer

O que é lead, suspect, prospect, cliente e freguês e-commerce

Uma agência de Marketing Digital é o tipo de empresa que traz consigo milhares de terminologias do passado, do presente e, claro, englobará outras que surgirem no futuro. Algumas delas são importantes para a sua loja virtual.

Terminologias como “lead”, “suspect”, “prospect”, “cliente”, “freguês”, que servem para identificar o grau de relacionamento que uma pessoa tem com o seu negócio digital é um excelente método de classificação.

Ao classificar as pessoas em grupos assim, você capta anseios e direciona respostas de forma mais adequada para elas, o que resultará em melhor aproveitamento do seu público-alvo e melhor desempenho do seu e-commerce.

Por isso, agora vou lhe explicar o que significa cada uma dessas nomenclaturas:

– Lead

Quando um visitante realiza o primeiro contato (que pode ser a assinatura da sua squeeze page, por exemplo) com o seu negócio digital, ele deixa de ser um visitante e se torna um lead.

– Suspect

O lead quando, após assinar a squeeze page, recebe seu E-Mail Marketing ou outras informações passivamente, sem lhe abandonar, deixa de ser lead e passa a ser suspect, isto é, um “suspeito” de ser um comprador.

– Prospect

O suspect, quando entra em contato com um vendedor, quando pesquisa produtos específicos na sua loja virtual, quando se torna um buscador ativo de informações, ele deixa de ser suspect e passa a ser prospect.

– Cliente

O prospect, quando para de buscar informações e toma uma decisão de compra, ou seja, quando ele insere produtos em um carrinho e realiza o pagamento, a partir desse momento ele se torna um cliente.

– Freguês

O cliente, quando gostou da primeira experiência de compra, quando foi bem atendido pela equipe de pós-vendas e, por isso, retorna para fazer novas compras, ele deixa de ser cliente e passa a ser um freguês.

O sucesso da sua loja virtual dependerá da quantidade de fregueses que você conseguir captar. Lembre-se: são os fregueses e não os leads, suspects, prospects ou clientes que impulsionarão o seu e-commerce.

Portanto, trate de fidelizar os seus fregueses. Mantenha-os com você, pois é mais barato manter os fregueses atuais do que conquistar novos clientes. Se puder, trabalhe com recursos modernos como a Teoria Lovemark’s, por exemplo, com a qual é possível criar a chamada “fidelidade além da razão”, que é o grau máximo de relacionamento que uma empresa poderá ter com seu público-alvo.