4 desafios da mudança de plataforma e-commerce

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Como sair de um sistema Donald para um com CMS livre

4 desafios da mudança de plataforma e-commerce

 

O cenário é esse: você criou uma loja virtual que cresceu e, neste momento, pede mais escalabilidade, usabilidade e liberdade, coisas que não consegue obter porque tem usado – desde o início do projeto – uma plataforma Donald.

Então, agora, você não apenas quer (mas precisa) migrar da plataforma Donald para uma plataforma com CMS livre como a Vtex, por exemplo, a fim de continuar a crescer. Essa é a escolha:  mudar ou estagnar.

Se a sua opção é a mudança, meus parabéns pela decisão. Porém, há alguns desafios que precisará enfrentar, os quais lhe trarão alguns perrengues no início mas, no entanto, o deixarão mais forte no final das contas. Confira:

1. Conhecer a nova plataforma

Escolha uma plataforma e-commerce com CMS livre (para que você possa realizar todas as alterações que desejar em seu layout) e com potencial para escalabilidade. Leve um tempo para estuda-la.

Reconheça os potenciais, identifique se ela contém tudo o que você precisa para fazer a sua loja virtual crescer ainda mais e contrate uma agência e-commerce especializada na plataforma para lhe ajudar.


2. Sincronizar a estratégia SEO

Ao fazer a migração, tome o cuidado de sincronizar a estratégia SEO da antiga plataforma com a nova. Ao proceder assim, você reduzirá o impacto da perda de links e de posições no ranking dos buscadores.

Uma das técnicas usadas para amenizar as perdas SEO durante a migração de plataforma e-commerce é o redirecionamento 301 das páginas da plataforma anterior para a atual.


3. Testar antes de botar para funcionar

Em um ambiente de testes off-line (fora da web) verifique todas as funções da loja criada na nova plataforma. Analise o layout, a usabilidade, as páginas de produtos, os botões, os sistemas de pagamento, etc.

Além disso, cheque o registro do domínio, a compatibilidade dos sistemas ERP e CRM, os sistemas de logística, os selos e certificados de segurança e credibilidade, os e-mails, a migração de dados e outros parâmetros.


4. Passar pelo período de adaptação

Lance o novo e-commerce durante a madrugada de um dia comum, quando o fluxo de visitantes é menor. Assim você poderá solucionar os problemas do impacto da troca com mais tranquilidade.

Funcionários, fornecedores e consumidores levarão um tempo para se adaptarem, o que é normal. Isso pode gerar um impacto negativo nas vendas no início. No entanto, a tendência é melhorar gradativamente.

Migrar para uma plataforma com CMS livre lhe fará entrar em um novo patamar no comércio eletrônico, pois ela lhe permitirá contar com mais capacidade de personalização, mais extensibilidade de aplicações, um ecossistema de fornecedores robusto, enfim, mais evolução.