
Influenciador digital é toda pessoa que utiliza profissionalmente uma plataforma online como uma rede social, um canal de vídeo ou um blog, por exemplo, para publicar algum tipo de conteúdo e, dessa maneira, engajar um determinado público. Sua principal característica é a capacidade de induzir as pessoas a pensarem ou a se comportarem de uma determinada forma.
Em alta no e-commerce por conta de sua habilidade de convencimento, este tipo de profissional pode fazer com que as pessoas adquiram um produto ou comprem em uma determinada loja. Por isso, estamos trazendo neste artigo alguns dos resultados da pesquisa “Marketing de Influência 2024” da Influency.me em parceria com a Opinion Box, que podem ser úteis para negócios digitais como o seu.
Sobre a pesquisa
Ao todo, 2037 brasileiros usuários de internet participaram do referido estudo. A pesquisa aconteceu no mês de agosto de 2024. Um dos dados mais curiosos do relatório final é que 7% dos brasileiros seguem um influenciador digital por conta dele ser bonito. Ora, este dado é muito relevante sobretudo para nós aqui da Agência e-Plus que, como diria o influenciador Rodrigo Góes, somos todos “aesthetic”.
Brincadeiras à parte, vamos agora aos principais resultados dessa pesquisa da Opinion Box. É claro, mostraremos apenas os dados que de alguma forma se referem ao comércio eletrônico e ignoraremos o resto. Mas caso queira conferir todo o conteúdo deste estudo, basta clicar no link que disponibilizamos no segundo parágrafo acima. Enfim, bora para o que interessa!

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QUEM SEGUE INFLUENCIADOR DIGITAL EM REDE SOCIAL NO BRASIL?
Esta certamente é uma informação importante para um gestor de e-commerce como você. Saber disso lhe ajudará a entender melhor para qual público direcionar suas campanhas com influenciador digital. De acordo com a pesquisa “Marketing de Influência 2024”, 80% dos internautas tupiniquins seguem influenciadores nas redes sociais.
Neste contexto, as mulheres são as que mais consomem conteúdo dos profissionais da influência digital. De fato 84% delas seguem um influenciador digital ou vários. E entre aquelas que estão na faixa etária de 16 a 29 anos, o número é ainda maior, chegando fácil aos 89%.
Já a rede social na qual os brasileiros mais acompanham influenciadores é o Instagram, onde há 91% de adesão. Em segundo lugar vem o Youtube, com 54%. Logo depois o Facebook, com 30%. E a rede social TikTok ocupa a quarta posição com 28%.
O relatório da Opinion Box informa, ainda, que 69% dos internautas que participaram do estudo já realizaram algum tipo de compra após recomendação de um influenciador digital nas redes sociais. Além disso, 48% já compraram produtos após algum teste online que um desses profissionais realizou. A categoria de produtos com maior participação é a de Cosméticos. Saiba mais sobre isso em seguida!
CATEGORIAS DE PRODUTOS POR INFLUÊNCIA
O estudo “Marketing de Influência 2024” demonstrou que, entre as pessoas que já compraram produtos por indicação de algum influenciador:
- 45% o fizeram na categoria de Cosméticos;
- 40% na categoria Roupas;
- 40% em Cursos;
- 33% em Livros;
- 33% Maquiagem;
- 27% Alimentos e Bebidas.
Outras categorias
Além disso, 20% compraram na categoria Sapatos, 19% em Aplicativos, 17% em Bolsas e Acessórios, e mais 17% em Itens de Decoração. Os motivos das compras, como se pode observar no próximo tópico, são os mais variados. Continue lendo!
MOTIVOS DA COMPRA
Entre os internautas que participaram da pesquisa:
- 48% disseram que o teste do influenciador acabou sendo fundamental na decisão de compra;
- 33% compraram porque o influenciador digital forneceu um cupom de desconto exclusivo;
- 33% compraram porque já precisavam do produto e o influenciador fez lembrar da necessidade;
- 23% confiaram no bom gosto do influenciador digital e, por isso, fizeram a compra;
- 21% compraram porque quiseram ter o mesmo resultado que o influenciador digital teve;
- 4% compraram para, desse modo, se sentirem parecidos com o influencer.
Importante mencionar, listamos acima apenas os motivos que se relacionam com os influencers. Todavia, o relatório mostra outras razões como preço baixo e produto no hype, etc. Caso queira saber também sobre elas, consulte o relatório na íntegra!