5 tipos de frete e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Use cada um deles conforme a necessidade!

5 tipos de frete e-commerce

Cada tipo de frete possui vantagens e desvantagens que, diante das demandas de entregas da sua loja virtual, você deve aprender a medir quais são os melhores para cada ocasião. Confira:

1. Bicicletas:
A bicicleta é o veículo ideal para entregas em um raio de até 10 quilômetros do seu centro de distribuição de mercadorias. Um inconveniente das bicicletas é que elas não comportam produtos de grande porte. Não dá para levar uma geladeira na bike (apesar de que há quem consiga fazer isso).

A Courrieros, a De Bike Courier e a Ecobike Courier, entre outras empresas, oferecem serviços de entrega com bicicletas em várias localidades do Brasil. A Natura, O Boticário, o The Economist e a Amil, entre outras organizações, usam esse sistema. Existe até um filme sobre o assunto chamado “Perigo por encomenda”.

2. Motoboy:
Dotada de motor, a moto confere a vantagem de poder transportar mais mercadorias em menos tempo e para lugares mais longínquos, quando em comparação com as bicicletas. No entanto, é um transporte mais caro. Além disso, causa poluição do ar, poluição sonora e, à noite, produz poluição luminosa. Empresas como o 99motos e o Uber, entre outras, disponibilizam esse tipo de entrega.

3. Transportadoras:
Seja com veículos de pequeno, médio ou grande porte, pelos ares, mares, trilhos e terras, as transportadores possuem maior poderio de entrega. Elas podem carregar cargas maiores e para diversos lugares do Brasil e além. Obviamente, seus serviços são mais caros do que os das motos e os das bicicletas. A disponibilidade é grande, pois existem cerca de 500 mil transportadoras no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

4. Frota própria:
Uma frota própria de veículos pode lhe proporcionar mais liberdade e agilidade para fazer as entregas, no entanto, você terá que arcar com os custos de manutenção, segurança e combustível, entre outras coisas.

Uma frota própria também lhe tomará mais tempo, uma vez que será necessário criar rotas de entregas, administrar as necessidades dos motoristas, gerenciar os veículos, etc.

5. Correios:
Os Correios possuem vários pacotes de entregas e serviços voltados para o comércio eletrônico. A empresa realiza entregas em todo o território nacional e também para o exterior. Ao contrário das transportadoras, os correios possuem muitas restrições de peso e tamanho para o transporte de mercadorias.

Como saber qual é o melhor tipo de frete? Para saber a resposta para essa questão, você deve criar um plano de logística. Com um plano você poderá conhecer os custos e ter insights como o de separar os tipos de fretes por distâncias, por exemplo.

Em curtas distâncias de até 10 quilômetros, conte com empresas de bike para fazer as entregas. Em distâncias médias, use as motos. Em distâncias grandes, empregue as transportadoras, correios e veículos próprios. Enfim, use cada um dos tipos de frete conforme a necessidade!