Qual a diferença entre empreender e administrar e-commerces?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda por que, apesar da diferença, empreendedor e administrador precisam um do outro no jogo dos negócios digitais

administrador-ecommerce

Há quem pense que “empreendedor” e “administrador” são palavras sinônimas, isto é, que significam a mesma coisa. Só que não, embora as duas funções possam ser assumidas pela mesma pessoa.

Juntas ou separadas, a diferença mais emblemática entre as figuras do administrador e do empreendedor é que o primeiro visa o gerenciamento de um negócio já pronto e o segundo objetiva a criação de novos negócios.

Em outras palavras, o empreendedor e-commerce é aquele que:

– Tem ideias surpreendentes de e para novas lojas virtuais ou e-produtos
– Reúne capital próprio ou de terceiros para planejar e executar sua ideia
– Possui alta capacidade para planejar projetos complexos no e-commerce
– Consegue inspirar colaboradores para lhe ajudar a executar seu projeto
– É capaz de assumir riscos ao apontar para caminhos pouco explorados
– Tem visões de um futuro melhor, ou seja, foca no que pode alcançar

Como você pode observar, o empreendedor é, na maioria das vezes, o dono do negócio. Ocorre que, em muitos casos, esse dono não reúne competências para administrar sua criação, isto é, seu e-produto ou loja virtual. Então, faz-se necessário que o administrador entre em cena.

O administrador, por sua vez, é aquele que:

– Usa ferramentas de gerenciamento para manter o negócio lucrativo
– Analisa periodicamente e otimiza a cadeia de valor do e-commerce
– Executa planos metodicamente para atingir os objetivos da empresa
– Dirige os funcionários para que obtenham melhores resultados
– Evitar riscos e conduz o e-commerce para o lucro certo
– Prefere organizar as coisas no presente do que ter visões do futuro

Como disse no início desse texto, há donos de e-commerces que são empreendedores e administradores ao mesmo tempo. Porém, no geral, a maioria contrata um administrador para gerir seu negócio recém-criado.

Assim, o dono pode continuar com seu papel de empreendedor full-time, ou seja, a ter outras visões do futuro e de novos negócios.

Ao meu ver, é importante que um e-commerce possua um administrador que se preocupe exclusivamente em organizar as contas e gerenciar a loja virtual de modo que esta não entre em falência e um empreendedor que pense o futuro do e-commerce com novos produtos, novos negócios, novos posicionamentos, pois, tudo isso tem um ciclo de vida com início meio e fim e, por isso, precisa ser renovado sempre.