Artista Banksy lança loja virtual de arte contemporânea

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Projeto expõe a importância de se registrar uma marca

Detalhe do quadro “Devolved Parliament”, do artista Banksy, leiloado por R$ 49,3 milhões
Detalhe do quadro “Devolved Parliament”, do artista Banksy, leiloado por R$ 49,3 milhões

O artista Banksy lançou há pouco um site de comércio eletrônico. Os produtos nele comercializados são obras de arte contemporânea (que integra ícones da cultura de massa, estilos e técnicas de diferentes épocas).

A loja online está sendo chamada de Gross Domestic Product (Produto Interno Bruto).

Para quem não está por dentro, Banksy é o codinome de um grafiteiro, pintor e ativista britânico anônimo, mas de grande fama.

Algumas pessoas acham que ele é Robin Gunningham e outras pensam que ele é Robert Del Naja, entre outros candidatos. Todavia, nenhum deles confirma.

Seja como for, o artista tem cativado o público não apenas com o mistério que envolve sua verdadeira identidade, mas também por meio de sua arte carregada de conteúdo social e polêmicas.

Para se ter uma ideia de seu poder, o quadro “Devolved Parliament”, no qual ele pintou chimpanzés no lugar dos deputados no Parlamento britânico, foi leiloado por R$ 49,3 milhões no início de outubro.

Contudo, por que um artista como ele se interessaria por criar uma loja virtual e o que isso tem a ver com registro de “marca e-commerce”? É o que você ficará sabendo no final deste artigo. Antes, porém, descubra em seguida como é a loja virtual do Banksy.

Acesse e leia também o post “Roman Originals”. Relembre, assim, como esta marca obteve um aumento de 347% nas vendas de um vestido, em 2015, depois de usar mistério e polêmica para divulgá-lo.


COMO É O SITE E-COMMERCE DO ARTISTA BANKSY?

Home da loja virtual Gross Domestic Product
Home da loja virtual Gross Domestic Product

A loja online do artista Banksy conta sobretudo com estas características:

  • Itens de arte contemporânea;
  • Produtos oficiais do artista com edições limitadas;
  • Curadoria de compradores (só algumas pessoas selecionadas podem comprar);
  • Consumidores devem responder à pergunta “Por que a arte importa?” usando até 50 palavras;
  • Um comediante de stand up julgará as respostas e apontará quem terá o direito de comprar;
  • Cada cliente só tem permissão para comprar um produto;
  • Os produtos disponíveis custam de 10 a 850 libras.

Além disso, Banksy mantém um showroom em Londres, onde os consumidores podem observar fisicamente os produtos da loja virtual antes de fazer um compra online.

Acesse e leia também o artigo “Como anunciar produtos”.


POR QUE BANKSY DECIDIU CRIAR UMA LOJA VIRTUAL E O QUE ISSO TEM A VER COM “MARCA”?

Showroom do artista Banksy em Londres

De acordo com o portal Observador, de Portugal, a abertura de uma loja com o nome Banksy foi aconselhada pelo advogado do artista. Para o profissional das leis, o procedimento dificulta a apropriação da marca Bansky por terceiros.

Neste contexto, vale lembrar, proteger a marca é fundamental em todo tipo de negócio, incluindo no e-commerce. No Brasil, o ideal é fazer o registro da mesma no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Uma marca registrada proporciona proteção contra cópias, plágios, apropriação indevida, uso inadequado de símbolos, etc., e também evita que você tenha que mudar o nome em caso dela ter sido registrada por terceiros.

Portanto, se você está pensando em ter uma loja virtual ou se já tem uma, registre-a o quanto antes. Se necessário, faça como Bansky, isto é, recorra aos serviços de um advogado especializado, o qual possa lhe orientar sobre as medidas que deverá tomar.

Acesse e leia também o post “Marca e-commerce“. Conheça, desse modo, 17 pontos chave para construir a sua!