Automação de Marketing: quais as vantagens de usar esse recurso no e-commerce?

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Conheça também algumas ferramentas de automação disponíveis para você implantar na sua empresa!

Automação de Marketing (Marketing Automation) é o uso de tecnologias que automatizam os processos de Marketing e, desse modo, melhoram a eficiência e os resultados. Imagem: @freepik
Automação de Marketing (Marketing Automation) é o uso de tecnologias que automatizam os processos de Marketing e, desse modo, melhoram a eficiência e os resultados. Imagem: @freepik

Automação de Marketing ou Marketing Automation é o uso de soluções automáticas para gerenciar o Marketing da empresa. Ela possibilita, por exemplo, reduzir o trabalho manual, gerar economia de tempo e aumentar a produtividade de vendas, entre outras vantagens. Com a automação de Marketing, as empresas de e-commerce como a sua podem:

  • Aumentar a geração de leads;
  • Fazer a nutrição de leads;
  • Estabelecer fluxos de atendimento com chatbots;
  • Criar postagens automáticas para redes sociais;
  • Enviar e-mails de forma personalizada e segmentada para os consumidores;
  • Melhorar o engajamento dos clientes;
  • Aumentar a produtividade de Marketing;
  • Melhorar a mensurabilidade das campanhas de Marketing;
  • Otimizar a segmentação das campanhas de Marketing.

Em franco crescimento, o mercado global de automação de Marketing chegará a US$8,42 bilhões até 2027, expandindo a um CAGR de 9,8% de 2020 a 2027, de acordo com previsão da Research and Markets. Ou seja, esta é uma grande onda, que você não deve deixar passar, pois as vantagens de “surfá-la” são muito grandes. Continue lendo e saiba mais!

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO DE MARKETING

São diversas as vantagens do Marketing Automation. Com esse recurso você pode melhorar a performance do seu e-commerce em diversas atividades. Ele permite, por exemplo:

Redução da sobrecarga de Marketing:

Conforme estudo citado em post da Findstack, a automação de Marketing reduziu a sobrecarga de Marketing em cerca de 12%. Além disso, ela aumentou em média em 10% a taxa de pipeline de vendas de profissionais de Marketing B2B.

Coloque o seu e-commerce no piloto automático e aumente o seu pipeline de vendas com menos esforço. Imagem: @vectorjuice
Coloque o seu e-commerce no piloto automático e aumente o seu pipeline de vendas com menos esforço. Imagem: @vectorjuice

Maior produtividade de vendas:

Ainda segundo a Findstack, a produtividade de vendas aumenta em até 14,5% após o uso da Automação de Marketing. Em outras palavras, ela permite que empresas como a sua possam vender mais com menos esforço.

Superação da concorrência:

De acordo com o Grupo Lenskold citado pela Moosend, 63% das empresas estão superando os concorrentes com a ajuda do Marketing Automation. Ou seja, esse recurso impulsiona o seu e-commerce fazendo com que ele se sobressaia sobre os rivais.

Aumento do número de leads:

A automação de Marketing proporciona maior facilidade para captar leads. Conforme estudo citado pela E-mail Monday, 80% dos usuários desse recurso viram o seu número de leads crescer. Ademais, 77% obtiveram aumento na conversão.

Redução dos custos de suporte ao cliente:

Chatbots e automação de Marketing andam de mãos dadas. Com respostas automáticas, os bots permitem solucionar dúvidas mais rápido e reduzir o tempo de atendimento ao cliente. Conforme dados da já citada Findstack, os bots  economizam até 30% dos custos de suporte ao cliente.

Economia de tempo:

A Automação de Marketing agiliza o processo de trabalho. De acordo com estudo citado pela Invesp, 74% dos entrevistados disseram que a capacidade da tecnologia de economizar tempo foi seu maior benefício.

Vídeo: conheça 7 vantagens da Automação de Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Como se pode observar, com a automação de Marketing o seu e-commerce pode ir muito mais longe. Ela aumenta o poder do seu departamento de Marketing e de vendas em centenas, talvez milhares de vezes. Por isso,  você estará no caminho certo se puder usar pelo menos algumas ferramentas de automação.

FERRAMENTAS DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Existem várias ferramentas de Automação de Marketing que você pode usar no seu e-commerce. Logo em seguida, eu vou listar algumas delas. Você poderá implantá-las imediatamente no seu comércio eletrônico e, assim, obter as vantagens que citei no tópico anterior. São consideradas ferramentas de Automação de Marketing:

  • RD Station Marketing: software desenvolvido pela empresa brasileira Resultados Digitais (RD), o RD Station Marketing conta com recursos para automação de nutrição de leads, E-mail Marketing, e captura de leads via formulários e landing pages. Além disso, pode realizar automação de SMS e redes sociais. Tem também Lead Score e Lead Tracking. Com estes ótimos recursos, o software RD Station Marketing é utilizado por mais de 40.000 empresas ao redor do mundo, sobretudo na América Latina;
  • E-goi: plataforma desenvolvida em Portugal, a E-goi tem mais de 20 funcionalidades de Marketing Automation. Ela conta, por exemplo, com E-mail Marketing, SMS Marketing, mensagens de voz, notificações web push, formulário de captura de e-mail e e-commerce tracking. Por meio desta plataforma você pode captar leads e convertê-los em clientes da sua loja virtual de forma automatizada. A E-goi é uma plataforma de Automação de Marketing Omnichannel com Inteligência Artificial;
  • Shopify Flow: este sistema converte não apenas campanhas de Marketing, mas também processo de trabalho repetitivos em fluxos de trabalho automatizados. Com ele você pode realizar a marcação de clientes com tags para segmentação e Marketing, premiar clientes com pontos de fidelidade, enviar SMS de agradecimento por uma compra, etc. Ademais, o Flow permite automatizar alguns processos de gestão de estoque, prevenção contra fraudes e avaliações de produtos.

Enfim, você pode implantar uma dessas ou outras ferramentas de Automação de Marketing que desejar ao seu e-commerce. Isso certamente vai descomplicar as tarefas e agilizar seus processos de divulgação e vendas, o que gerará mais lucro para a sua empresa.

COMO IMPLANTAR A AUTOMAÇÃO DE MARKETING NO E-COMMERCE

Para implantar a Automação de Marketing no seu comércio eletrônico, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificações nas plataformas E-goi e RD Station Marketing, bem como na plataforma de e-commerce Shopify Plus, que possui o sistema Shopify Flow como app contíguo.

Vídeo: descubra se a RD Station é boa (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!
Vídeo: descubra como implantar um e-commerce com Automação de Marketing em Portugal (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Com as devidas certificações, a Agência e-Plus está habilitada para criar, migrar, integrar, evoluir e gerenciar projetos de Automação de Marketing para comerciantes como você com as referidas tecnologias. Ela também está apta para a prestação de serviços de assessoria, consultoria e treinamento no setor, para você e para toda a sua equipe.

Importante mencionar, a Agência e-Plus possui mais de 10 anos de tradição. Ao longo deste tempo ela desenvolveu projetos de e-commerce e de Marketing para mais de 400 empresas ao redor do mundo, tais como a Pirelli, Xerox, Pierre Cardin, Speedo, Sonda e Gregory, entre outras, muitas das quais continuam clientes da agência até os dias de hoje.

Com efeito, a Agência e-Plus ajudou estas e outras empresas a se estabelecerem e a ganharem destaque no mundo online. Pois, então, faça você também como os diretores inteligentes dessas empresas! Solicite o suporte da Agência e-Plus! Você pode entrar em contato com a nossa equipe a qualquer momento a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: