Categorias e-commerce: “cosméticos” ultrapassa “moda” em número de pedidos

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Confira agora as estatísticas mais recentes do comercio eletrônico brasileiro segundo o relatório WebShoppers 38

Desempenho das categorias e-commerce de "Cosméticos" e "Esporte e lazer" se destacam no primeiro semestre de 2018

Desempenho das categorias e-commerce de “Cosméticos” e “Esporte e lazer” se destacam no primeiro semestre de 2018

Foi publicado no final de agosto, pela Ebit, o relatório WebShoppers 38, que aponta sobretudo o desempenho das categorias e-commerce no primeiro semestre de 2018. De acordo com esse estudo, a categoria “Cosméticos” ultrapassou “Moda” em número de pedidos. Confira!

Desempenho das categorias e-commerce em 2018

Conforme o WebShoppers 38, as 10 categorias com maiores percentuais de volume de pedidos no primeiro semestre de 2018 fora as seguintes:

1. 15,0% – “Saúde, cosméticos e perfumaria”

2. 14,5% – “Moda e acessórios”

3. 10,9% – “Casa e decoração”

4. 09,8% – “Eletrodomésticos”

5. 07,7% – “Telefonia e celulares”

6. 07,7% – “Esporte e lazer”

7. 07,6% – “Livros, assinaturas e apostilas”

8. 05,1% – “Informática”

9. 03,8% – “Eletrônicos”

10. 02,2% – “Alimentos e bebidas”

Já, no entanto, quando se trata de volume financeiro (faturamento), as 10 categorias e-commerce com os melhores percentuais no período foram:

1. 18,9% – “Telefonia e celulares”

2. 17,9% – “Eletrodomésticos”

3. 11,2% – “Eletrônicos”

4. 09,8% – “Informática”

5. 09,5% – “Casa e decoração”

6. 06,2% – “Saúde, cosméticos e perfumaria”

7. 06,0% – “Moda e acessórios”

8. 04,2% – “Esporte e lazer”

9. 02,4% – “Acessórios automotivos”

10. 02,3% – “Livros, assinaturas e apostilas”

Na edição 37 do mesmo estudo, a categoria “Saúde, cosméticos e perfumaria” ocupava o segundo lugar na lista de pedidos e o sétimo na lista de faturamento, em ambos os casos atrás de “Moda”. Agora, como se pode observar, ela ultrapassou “Moda” nos dois quesitos.

Categorias e-commerce em crescimento

Ainda conforme o WebShoppers 38, algumas categorias apresentaram crescimento considerável de 2017 para 2018, são elas:

Eletrônicos: cresceu 17% em número de pedidos e 30% em faturamento

Casa e decoração: cresceu 11% em pedidos e 29% em faturamento

Saúde, cosméticos e perfumaria: 33% em pedidos e 45% em faturamento

Nesse contexto, o estudo demonstrou enfim que a categoria “Esportes e lazer” obteve um crescimento de 35% no volume de pedidos no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Categorias e-commerce que mais ofereceram frete grátis

Mas de 50% dos pedidos de “Moda e acessórios” e de “Telefonia e celulares” foram enviados aos clientes sem taxa de entrega. Essas foram as categorias e-commerce em que os consumidores mais usufruíram de frete grátis até o momento, em 2018.

Um quadro publicado no relatório WebShoppers 38 expõe que o mercado geral tem realizado mais entregas com frete grátis do que as lojas virtuais top 10 do Brasil, desde o primeiro trimestre de 2015, quando houve um empate em 43%, confira:

Sejam lá quais forem as categorias e-commerce, o mercado geral tem oferecido frete grátis mais vezes que as lojas top 10.

Sejam lá quais forem as categorias e-commerce, o mercado geral tem oferecido frete grátis mais vezes que as lojas top 10.

Ademais, leia também o artigo “9 categorias que mais faturam no e-commerce” e tenha uma base melhor para a escolha da categoria mais adequada para o caso de quando você for criar uma loja virtual.