Como vender mais na loja virtual: o uso do senso de urgência

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Gere uma sensação de imediatismo e force os leads a realizarem uma compra!

Como vender mais na loja virtual: use a escassez de tempo para gerar urgência de compra

Como vender mais na loja virtual: use a escassez de tempo para gerar urgência de compra

Como vender mais na loja virtual? Criar descrições de produtos com senso de urgência pode ser uma resposta. Ou seja, ao gerar uma sensação de que algo precisa ser feito imediatamente, produz-se um poderoso argumento persuasivo. Com isso, os internautas (leads) são forçados a tomarem uma decisão de compra.

Como vender mais na loja virtual utilizando-se do senso de urgência

Há várias formas de criar um senso de urgência em suas páginas de produtos. Trabalhe, por exemplo, com:

• Tempo escasso:

Suponhamos que os seus leads queiram comprar a mais nova versão de um smartphone da Apple. Eles querem ser os primeiros a ter o aparelho, por isso já estão um pouco desesperados. Então, na descrição de produto da sua loja você informa que a promoção com 20% de desconto vai durar só mais 24 horas. Xeque mate!

• Produto escasso:

Como vender mais na loja virtual: um argumento de escassez de produto pode aumentar o desejo de compra

Como vender mais na loja virtual: um argumento de escassez de produto pode aumentar o desejo de compra

No mesmo contexto do tópico anterior, informe na sua página de produto que você só tem mais 50 unidades para vender. Como o consumidor não sabe quantos smartphones você ainda tem, ele poderá se apressar para tomar uma decisão de compra. Tanto neste quanto no caso anterior, você poderá usar um plugin com um contador de tempo ou de unidades e assim aumentar a ansiedade do consumidor.

• Trabalhe com o medo:

Outra forma de gerar urgência é usar o medo ao seu favor. Os vendedores de seguros fazem isso muito bem. Eles listam uma porção de coisas ruins que poderão ocorrer com você, com seus amigos e com sua família e logo em seguida lhe vendem o elixir.

• Trabalhe com a incerteza:

Certamente, você poderá lembrar aos visitantes da sua loja virtual que sem o produto que está vendendo eles talvez não consigam bater as metas no tempo que estipularam. Por exemplo, digamos que esteja comercializando um tipo de computador mais rápido, que possibilita obter melhor desempenho, e sem o qual é quase impossível realizar uma determinada tarefa com agilidade.

• Seus concorrentes já estão usando:

No mesmo caso do tópico anterior, você poderá escrever em um parágrafo para dizer que possivelmente muitas empresas concorrentes já compraram o mencionado modelo de computador e, portanto, já estão aumentando a eficiência em 20%.

• Você está perdendo dinheiro:

Ainda no mesmo contexto do tópico anterior, é possível mencionar que sem o computador que você está comercializando, o lead tem 20% menos eficiência. Sendo assim, ele está perdendo vendas, perdendo clientela e perdendo dinheiro.

Ao longo da sua descrição de produtos, faça uma sequência com um argumento com senso de urgência seguido por outros argumentos com outros tipos de técnicas persuasivas como as de reciprocidade, provas sociais e call-to-actions. Leia sobre os princípios persuasivos de Cialdini e fique por dentro.