Dicas eficazes para implantar logística no e-commerce

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Um resumo sobre os principais aspectos que envolvem a armazenagem e distribuição de produtos de lojas virtuais

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O setor de logística é um recurso-chave para a estrutura de um comércio eletrônico porque a entrega rápida ou dentro do prazo, o envio correto dos produtos e o frete grátis ou de baixo valor são fundamentais para o engajamento de clientes.

Além do mais, qualquer tipo de falha na logística e-commerce acarretará um Marketing Viral negativo nas redes sociais, que poderá derrubar completamente a sua loja virtual.

Por isso, leve em conta estas dicas eficazes para implantar logística no e-commerce:

• Planejamento: coloque tudo no papel antes de colocar na prática. Use o Plano de Negócios, o Business Model Canvas e a Matriz S.W.O.T., entre outras ferramentas, para fazer isso;

• Estruturação: antes de começar a vender, organize os principais setores da sua empresa, o que inclui o setor de armazenagem e distribuição. Leia mais a seguir;

• Armazém: é comum que um e-commerce novo transforme o próprio escritório em armazém. Contudo, conforme a loja virtual cresce, o diretor do e-commerce terá que construir um armazém maior ou terceirizar. Ele poderá optar, por exemplo, pela técnica de Cross Docking, que possibilita o uso do armazém do fornecedor;

• Transporte: novamente, a sua loja virtual poderá usar meios de transporte próprios ou terceirizar. Uma alternativa é usar o Speedyboy, uma plataforma que permite ao gerente e-commerce encontrar o motoboy mais próximo, acioná-lo para fazer a entrega e acompanhar o serviço em tempo real.

Fora isso, leve em consideração que após a implantação da logística e-commerce, o trabalho deverá prosseguir com o gerenciamento:

• Dos estoques: a quantidade de itens armazenados precisa estar sincronizada com a quantidade disponível na loja virtual;

• Das entregas: o transporte deve garantir a integridade dos produtos e ser concluído no prazo estipulado na loja virtual;

• Dos suprimentos: a reposição dos itens do estoque deve ser sincronizada com os fornecedores, de modo que o armazém seja reabastecido antes do término do último item.

É claro que este é apenas um resumo do que que envolve a logística e-commerce, mas creio que ele servirá para você refletir um bocado antes de iniciar seu negócio digital. Desde já, coloco-me à disposição para conversar mais sobre o assunto. Aliás, aqui na nossa agência de Marketing Digital, nós fornecemos dicas grátis sobre logística e-commerce para quem produz uma ou mais lojas virtuais conosco.