Intenção de busca: saiba como os consumidores buscam sua loja virtual!

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Conheça os 4 tipos de intenções de buscas e descubra como monitorá-las!

A intenção de busca é uma métrica muito útil, pois expõe o que os consumidores mais desejam no momento em que fazem uma pesquisa na web e, além disso, revela a posição de cada um deles Jornada do Cliente. Imagem: @storyset
A intenção de busca é uma métrica muito útil, pois expõe o que os consumidores mais desejam no momento em que fazem uma pesquisa na web e, além disso, revela a posição de cada um deles Jornada do Cliente. Imagem: @storyset

No comércio eletrônico, a intenção de busca é uma métrica de SEO que serve para acompanhar o propósito dos consumidores quando eles fazem algum tipo de pesquisa em sites buscadores como o Google e em barras de pesquisas dentro de lojas virtuais, marketplaces e blogs de e-commerce.

De fato, as palavras-chave que os consumidores usam para fazer pesquisas na web revelam quais as intenções deles no momento. Assim, a busca por uma palavra-chave pode revelar que o consumidor está buscando mais informações, enquanto outra mostra que ele está pronto para fazer uma compra.

Com efeito, ao medir a intenção de busca dos consumidores que acessam o seu e-commerce, você pode distinguir o que cada um deles deseja com mais eficiência e lhes oferecer conteúdo mais adequado. Assim é possível atender as expectativas de cada consumidor e fazê-los evoluir até a decisão de compra.

4 TIPOS DE INTENÇÃO DE BUSCA

Existem 4 modalidades de intenção de busca, a informacional, a navegacional, a comercial e a transacional. Usando como exemplo o e-commerce fictício “DroneZum” no ramo de comércio de drones, observe em seguida como essas modalidades funcionam:

1 – Informacional:

A intenção de busca informacional mostra que o consumidor está na fase de “conscientização” da Jornada do Cliente. Assim, ele usa termos que revelam a sua intenção de se informar. No exemplo fictício, o consumidor faria buscas como “o que é drone”, “como funciona um drone”, etc. Assim, ele poderia encontrar os posts do blog da DroneZum que possuam tais palavras-chave nos títulos.

2 – Navegacional:

Quando o consumidor passa da fase de “conscientização” para a de “consideração” na Jornada do Cliente, a intenção de busca muda de informacional para navegacional. No exemplo fictício, o consumidor buscaria termos como “dronezum local”, “lojas dronezum”, etc. Isso mostra que ele quer encontrar o endereço físico ou o endereço eletrônico de uma marca que lhe despertou interesse.

3 – Comercial:

No caso da intenção de busca comercial, o consumidor começa a se interessar por produtos específicos. Por isso, muitas vezes ele faz comparações. Na Jornada do Cliente, ele passa da fase de “consideração” para a de “solução”. Desse modo, no exemplo fictício, ele iniciaria pesquisas por palavras-chave como “dronezum modelo a”, “dronezum modelo b”, “dronezum a vs dronezum b”, etc.

4 – Transacional:

A intenção de busca transacional mostra que o consumidor está pronto para fazer uma compra. Ele evoluiu da etapa de “solução” para a de “decisão” na Jornada do Cliente e, portanto, já sabe qual produto irá adquirir. Dessa maneira, no nosso exemplo, ele passa a pesquisar por palavras-chave como “comprar dronezum a”, “dronezum a com desconto”, etc.

Vídeo: saiba como é a relação entre SEO e UX no e-commerce!

COMO APROVEITAR A INTENÇÃO DE BUSCA

A intenção de busca é uma métrica SEO que expõe a evolução dos desejos de cada consumidor. Você pode acompanhar essa métrica por meio de softwares como o Semrush, por exemplo, muito usado por agências de Marketing Digital como a Agência e-Plus.

Além de simplesmente acompanhar a métrica é possível criar conteúdo sobretudo para o seu blog de e-commerce para cada tipo de intenção de busca. Sendo assim, por meio do conteúdo, você poderá separar os consumidores em grupos de intenções. A partir disso é possível oferecer o conteúdo mais adequado para cada grupo usando técnicas de Inbound Marketing.

Desse modo, ao obter o que realmente procura no momento certo, cada consumidor poderá evoluir suas intenções de informacional à transacional, passando por navegacional e comercial. E, ao mesmo tempo, poderá evoluir da conscientização à decisão de compra, passando pela consideração e solução na Jornada do Cliente. Enfim, tudo se encaixa.

Assim que puder clique em “SEO e UX no e-commerce” e conheça 4 recursos para atrair e reter mais clientes na sua loja virtual!