O que é SMO?

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as regras e a importância disso para o e-commerce!

SMO: otimização de mídia social. Imagem: @stories
SMO: otimização de mídia social. Imagem: @stories

SMO é a sigla para Social Media Optimization ou, em Português, Otimização de Mídia Social. Trata-se de um conceito que abrange a publicação, análise e melhoria do conteúdo nas redes sociais tendo em vista sobretudo aumentar o impacto de uma marca na web, a qual pode ser uma marca e-commerce como a sua, por exemplo.

Cunhado pelo especialista em Marketing Rohit Barghava em 2006, o termo “Social Media Optimization” é uma paráfrase de Search Engine Optimization (SEO). Assim como o SEO, o SMO também tem suas regras.

As regras de SMO foram desenvolvidas a partir de 2006 por Barghava e outros blogueiros influentes como Lee Odden, Loren Baker, Cameron Olthuis e Jeremiah Owyang. Elas incluem ações como “trabalhar o capital de links”, “facilitar a marcação de tags” e “promover a distribuição de conteúdo”, entre outras.

Seja como for, por meio do SMO é possível otimizar a forma de divulgar o seu e-commerce nas redes sociais. Desse modo, você poderá gerar mais tráfego, mais leads, mais conversão não apenas nas mídias sociais, mas em todos os seus canais de vendas.

DICAS DE SMO

Você pode começar a fazer uso do SMO nas mídias sociais do seu e-commerce a qualquer momento. Para tanto, basta seguir este passo a passo:

Planejamento:

Primeiramente, selecione as redes sociais com as quais pretende trabalhar. Elabore, então, uma estratégia de longo prazo que abranja a quantidade de conteúdo que será publicado durante um ano, por exemplo. Logo depois, estabeleça as táticas que podem incluir os tipos de conteúdo como texto, foto, vídeo, infográfico, etc., que serão publicados diariamente.

Descubra qual é o seu público-alvo. O ideal, nesse caso, é criar personas. Defina também os blog-posts e as páginas de vendas do seu e-commerce que poderá divulgar nas redes sociais. Trabalhe, dessa maneira, para aumentar o seu capital de links. Elabore hashtags com as palavras-chave mais procuradas na web. 

Aplicação:

Elabore o conteúdo que definiu no seu planejamento. Use as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio nas descrições e tags dos conteúdos que publicar nas redes sociais. Promova o seu conteúdo, ou seja, faça ele viralizar. Participe do show, isto é, dialogue com os fãs nos comentários das postagens.

Faça uso das peculiaridades de cada rede social para assim gerar mais leads e conversões. No Facebook e no Instagram, por exemplo, é possível marcar produtos nas suas postagens. Já no Youtube é possível apresentar os seus produtos por meio de conteúdo audiovisual que retém a atenção do espectador.

Análise:

Cada rede social conta com ferramentas distintas que você pode usar para analisar os efeitos que o seu conteúdo está causando no público. Descubra por meio delas quem visualiza seus posts e quais as preferências dessas pessoas. Desse modo, fique de olho nos temas que elas mais gostam de curtir, compartilhar e comentar.

Agrupe os relatórios mais importantes e tente extrair deles alguns insights para melhorias do seu conteúdo. Observe, por exemplo, coisas como a faixa etária principal do seu público. Veja também qual é o alcance e o engajamento de cada conteúdo. Verifique, enfim, quais os principais concorrentes e descubra o que eles fazem de diferente e melhor do que você.

Otimização:

Após extrair dados de acesso reais às suas redes sociais por meio dos relatórios, faça uma lista de insights. Em seguida, crie novos conteúdos otimizados para o seu público. Observe, por exemplo, quais os posts mais curtidos e crie novos posts sobre o mesmo assunto, mas com abordagens diferentes.

Verifique também quais os formatos de conteúdo que o público mais gostou. Se, por exemplo, o público gostou mais de vídeos, então, aumente a produção de conteúdo audiovisual. Da mesma forma, com base na preferência do público, publique outra vez os blog-posts e páginas de vendas que mais fizeram sucesso em outros períodos.

Vídeo: aplicando SMO ao contexto dos sites de comércio (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS DO SMO NO E-COMMERCE

Há várias vantagens de usar o SMO em prol do seu e-commerce. Por meio desse recurso é possível:

  • Criar uma campanha organizada e contínua de criação e distribuição de conteúdo;
  • Observar o comportamento do público frente ao conteúdo e obter insights para melhorias;
  • Melhorar continuamente o seu conteúdo nas redes sociais;
  • Obter maior alcance e engajamento do público ao seu conteúdo.

Com efeito, o SMO também gera como resultado um aumento no tráfego nas suas redes sociais, blog de e-commerce e loja virtual, entre outros pontos de contato com os consumidores. E desse modo, ele gera mais leads e mais vendas para o seu negócio online!

Assim que puder clique em “10 dicas para manter redes sociais mais atraentes para e-commerce” e leia um post complementar.