Unboxing experience: como usar isso no e-commerce?

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Uma unboxing experience satisfatória pode cativar e fidelizar mais clientes. Foto: @freepik
Uma unboxing experience satisfatória pode cativar e fidelizar mais clientes. Foto: @freepik

Unboxing Experience é um termo em Inglês que se refere à experiência de retirar um produto da embalagem ou da caixa. No e-commerce, ela diz respeito a como o cliente se sente quando este procedimento é realizado por ele logo após receber em sua casa o produto que comprou online; ou a como um influencer reage enquanto tira um produto de uma caixa e o apresenta em um canal de vídeos.

A experiência do unboxing pode ser, em muitos casos, nula ou desprezível. Quando isso ocorre, ela não gera nenhuma conexão da sua marca com o cliente e, portanto, nenhuma identificação. Mas quando, ao contrário, ela é apreciável, os clientes podem se motivar a fazer compras complementares e compras futuras da mesma marca.

Por isso, cada vez mais empresas têm investido em unboxing experience. Para você ter uma ideia, de acordo com a Keypoint citada pelo WhatTheyThink, 77% das empresas que produzem produtos embalados agora estão focadas na experiência de unboxing. Além disso, 39% estão trabalhando para aprimorar a caixa de transporte. Enquanto isso, 38% estão aprimorando a embalagem primária.

Se a sua empresa é uma entre estas que querem melhorar a unboxing experience, então este post é para você. Logo em seguida eu apresento algumas dicas que podem lhe ajudar a criar a experiência de abertura de caixas perfeita para os seus clientes. Continue lendo e fique por dentro!

COMO CRIAR UMA UNBOXING EXPERIENCE TOP NO E-COMMERCE?

O primeiro passo para criar um unboxing experience top no seu e-commerce é incluir este fator no seu planejamento de Marketing. Isso mesmo, dedique uma fatia do seu orçamento para otimizar essa parte do seu negócio.

Com um orçamento anual voltado para a melhoria da unboxing experience você poderá, por exemplo, contratar um designer de embalagens. Com base em conhecimentos técnicos, este profissional poderá desenvolver desde o conceito a até o desenho e formato das embalagens do seu e-commerce.

O designer padronizará as suas embalagens primárias, secundárias e terciárias, gerando assim uma experiência contínua e integrada, facilitando a identificação de marca. Além disso, escolherá os materiais mais adequados tanto para a caixa quanto para o enchimento, garantindo que essas coisas sejam sensorialmente agradáveis e ecologicamente sustentáveis.

Para favorecer uma unboxing experience excelente, o designer poderá criar embalagens esteticamente atrativas. Mas não apenas isso. Ele desenvolverá caixas identificadas com a sua marca, fáceis de abrir, com compartimentos úteis para cada item do produto e com apelo tátil.

Além do trabalhdo do designer, outro fator interessante a se considerar é a inclusão de amostras grátis em um compartimento da embalagem. De acordo com dados do Supply Chain Game Changer, essas amostras podem aumentar as vendas em até 600%. Inclua também uma etiqueta de devolução, pois 92% dos clientes repetirão a compra se a política de devolução for fácil.

Estas, enfim, são apenas algumas dicas. Para criar uma boa unboxing experience no e-commerce você também pode recorrer a outras ações como incluir um cupom de desconto na caixa, enviar recados escritos à mão ou inserir um brinde surpresa. Dê o seu jeito!

USANDO O RECURSO COMO ANÚNCIO

Para fins de divulgação, você pode usar a unboxing experience como anúncio. Para tanto, é necessário contratar um influencer para que ele possa gravar vídeos nos quais ele abre caixas de produtos. Esses vídeos devem ser postados no canal da sua marca em plataformas como o Youtube, por exemplo.

Ao abrir caixas de produtos na internet, os influencers podem gerar desejo de compra. Imagem: @storyset
Ao abrir caixas de produtos na internet, os influencers podem gerar desejo de compra. Imagem: @storyset

Com efeito, o influencer deve demonstrar o prazer que é abrir a caixa de um produto que o seu e-commerce vende. Ele deve mostrar os detalhes da embalagem, as sensações ao puxar a tampa da caixa, o toque no material, o cheiro do produto e da embalagem, etc.

Vídeo: saiba como os influenciadores afetam as decisões de compras!

Para gerar desejo de compra, é importante que ao assistir a estes vídeos o cliente tenha a sensação de que estar no lugar do influencer, abrindo aquela caixa tão sensacional, é tudo o que ele quer fazer na próxima hora. Para finalizar, não deixe de citar no vídeo o link da página de vendas da sua loja virtual a qual contém o produto.

Muito bem, eu sugiro que daqui por diante você comece a prestar mais atenção à unboxing experience. E, mais do que isso, sugiro que reserve uma parte do seu orçamento para melhorar este quesito do seu e-commerce. Ao fazer isso, os seus clientes certamente vão gostar e espalhar o quão sua marca é top para amigos e familiares. Vai ser ótimo!

Assim que puder clique em “Embalagem para e-commerce” e saiba por que padronizá-las é tão importante!