Quando o modelo de Marketing influencia sua loja virtual

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O modo intuitivo e o modo científico de fazer as coisas

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Em uma das tomadas mais emocionantes do filme “Guerra nas estrelas 4: uma nova esperança”, o aprendiz de jedi, Luke Skywalker, pilota um caça com o qual faz um ataque final à estação espacial chamada Estrela da Morte. Perseguido pelo vilão, Darth Vader, ele prepara os computadores de sua nave para mirar o núcleo do reator, o que destruiria toda a estação. Ele já havia tentado outras vezes, sem sucesso, mas naquele momento derradeiro, a voz de seu mestre, Obi-Wan Kenobi, ecoa em seus ouvidos, “use a força, Luke!”. Então, o aprendiz desliga o computador, passa a pilotar o caça apenas com a intuição e, finalmente, acerta o alvo!

Esta cena clássica do cinema mostra a vitória da intuição sobre a análise mecânica das coisas. E hoje, mais do que nunca, esse dilema é bem visível no mundo do Marketing.

Semelhante à “força”, a palavra “feeling” denota a sensibilidade que um profissional de Marketing possui para observar e interpretar informações acerca do mercado, isto é, do público-alvo. Ela era muito usada há algumas décadas, ainda continua ativa e operante, no entanto, não é mais a protagonista no ramo.

Com o desenvolvimento da internet e das plataformas e-commerce modernas, a obtenção de relatórios, pesquisas, testes A/B e outros recursos ficou bem mais prática, o que permite (em quase todos os casos) uma análise científica e, portanto, mais precisa que a análise intuitiva.

A análise científica, que ocorre por meio de informações estatísticas geradas pelos acessos dos consumidores nas lojas virtuais, possibilita maior precisão em ações como:

– Descobrir o que os consumidores realmente desejam
– Preparar a usabilidade da loja virtual (onde até um botão faz a diferença)
– Criar campanhas certeiras para grupos de consumidores específicos
– Perceber as tendências e oferecer produtos equivalentes
– Criar campanhas de E-Mail Marketing personalizadas
– Prever o comportamento dos seus consumidores

Enfim, dada a precisão deste modo científico de fazer Marketing, você pode melhorar a experiência de compra do seu consumidor com muito mais perfeição do que com o modo intuitivo.

Contudo, nas situações limite em que os dados científicos não são o bastante para que se possa tomar uma decisão precisa, a experiência do profissional de Marketing ainda é uma opção. Nesse caso, vale seguir os conselhos de Obi-Wan Kenobi. “Use a força, Luke!” ou, traduzindo, “use seu feeling, sua intuição!”