Vale a pena usar pop-ups de captura de assinantes de E-mail Marketing para e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Pros e contras das janelas que explodem na cara do seu consumidor

Se usar com cuidado, as janelas pop-ups de captura podem lhe ajudar a aumentar sua base de assinantes de E-mail Marketing para e-commerce
Se usar com cuidado, as janelas pop-ups de captura podem lhe ajudar a aumentar sua base de assinantes de E-mail Marketing para e-commerce

No Design e-commerce, pop-ups de captura são janelas em forma de caixa que se abrem e se sobrepõem às páginas de uma loja virtual ou blog e-commerce. Elas contam com um campo onde o internauta pode inserir o e-mail e, assim, passar a receber seu conteúdo periodicamente na caixa de entrada. Saiba mais em seguida!

POP-UPS DE CAPTURA: OBTENHA O E-MAIL DOS CONSUMIDORES

Quando comparada às squeeze pages e aos formulários de captura de e-mail simples (que são fixos na janela principal), as pop-ups de captura podem ser consideradas um pouco agressivas. Isso porque que elas saltam na tela do consumidor sem que este tenha pedido por isso.

Seja como for, um engenheiro Front-end habilidoso pode fazer com que uma janela pop-up abra no meio, canto, cima, baixo ou em toda a tela. Além disso, ele pode inserir efeitos visuais e de áudio para chamar a atenção dos visitantes.

As janelas pop-ups de captura também podem ser programadas para abrir imediatamente ou somente depois de um determinado tempo de permanência do usuário em uma das páginas da sua loja virtual ou blog e-commerce. Você também pode inseri-las no momento da saída do consumidor do seu site juntamente com alguma mensagem do tipo “Gostou do nosso conteúdo? Então agora assine nossa newsletter!”.

RISCOS E BENEFÍCIOS

Quem usa pop-ups de captura no site, no entanto, corre muitos riscos. Por exemplo, o fato de que há algumas pessoas simplesmente desabilitam a abertura de janelas extras no navegador. Enquanto isso, há consumidores que odeiam tanto esse sistema que, assim que uma janela do tipo se abre, eles simplesmente dão o fora e vão procurar o que precisam em outro lugar.

Contudo, se você souber usar o sistema de pop-ups de captura adequadamente no momento certo, com os motivos certos, com a isca digital certa, nas páginas certas, no tempo certo, sem ser demasiadamente invasivo, ele poderá ser mais eficiente do que as squeeze pages e os formulários de captura de e–mail.

Acho, enfim, que – se bem planejado – você poderá usar os três recursos (pop-up, squeeze pages e formulários fixos) para aumentar o número de assinantes de E-mail Marketing para o seu negócio e-commerce.