6 principais otimizações de velocidade no e-commerce

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Acelere sua loja virtual, evite abandonos de carrinho e faça mais vendas

Otimizações de velocidade aumentam as vendas na sua loja online. Imagem: @stories
Otimizações de velocidade aumentam as vendas na sua loja online. Imagem: @stories

Todos os dias, os consumidores entram na sua loja virtual com uma ideia fixa em mente. “Venda-me alguma coisa!”, eles pensam o tempo todo. E neste cenário, a agilidade é um dos mais poderosos argumentos de vendas que você poderá lhes dar. É por isso que você deve investir em otimizações de velocidade no e-commerce.

Sim, meus amigos e amigas leitores do blog da agência e-Plus, a velocidade vende. Para você ter uma ideia, os carregamentos acima de três segundos em lojas mobile geram 53% de abandono de carrinho, de acordo com o CEO do Google Brasil, Fábio Coelho.

Ou seja, bastam alguns segundinhos a mais de demora para que a sua loja virtual deixe de fazer milhares de vendas. Ora, de modo algum isso pode ficar assim. Você precisa otimizar o seu site e as suas páginas de vendas para desse modo gerar mais e mais compras. Mas como fazer isso?

Vídeo: saiba como ter um e-commerce mais rápido e com melhor desempenho!

COMO FAZER OTIMIZAÇÕES DE VELOCIDADE NO E-COMMERCE

O primeiro passo para fazer otimizações de velocidade no e-commerce é saber os motivos que causam lentidão na sua loja virtual. Para tanto é possível recorrer a ferramentas como o Google Page Speed Insights, que lista os problemas e soluções de forma personalizada. Basta inserir sua URL nesta ferramenta para obter os relatórios e as recomendações para mudanças.

Em geral, as principais otimizações de velocidade que você poderá fazer são:

1 – Optar por hospedagem dedicada

Em uma hospedagem dedicada, o servidor serve de forma exclusiva à sua loja, o que permite maior rapidez no acesso. Em contrapartida, as hospedagens compartilhadas servem a vários sites, o que limita a memória RAM e causa lentidão. 

2 – Otimizar as imagens

Diminua o tamanho das imagens até que cada uma delas possua menos do que 100kb. Além disso, use formatos de última geração como o JPEG XR e WebP, que compactam melhor os arquivos. Com imagens menos pesadas, a tendência é que seu site seja mais veloz.

3 – Adiar imagens fora da tela

Quando um cliente abre uma página na sua loja virtual, ele só consegue ver as imagens que estão acima da “dobra”. Acima ou abaixo, porém, todas carregam ao mesmo tempo. O truque é adiar as imagens que estão abaixo da dobra. Isto é, faça com que elas surjam só quando o usuário rolar a página.

4 – Eliminar recursos que impedem a renderização

Insira in-line os pequenos arquivos externos de CSS e os scripts de Java necessários para a renderização da página. Desse modo você evita a solicitação de redes extras e deixa o site mais ágil ao carregar.

5 – Aproveitar o cache dos navegadores

Acione o seu servidor para que os navegadores possam salvar o conteúdo das suas páginas em cache. Isso irá guardar o conteúdo do seu site no computador ou mobile do usuário. Dessa forma, quando o usuário acessar seu site outra vez o carregamento será mais ágil.

6 – Remover recursos não utilizados

Remova e/ou adie o carregamento de códigos JavaScript e CSS que não estão em uso. Assim você reduz o consumo desnecessário de bytes da atividade de rede. Isso deixará sua loja virtual alguns milissegundos mais ágil, o que pode representar a realização de mais algumas vendas.

Vídeo: diferença entre hospedagem compartilhada e dedicada na velocidade de um site

OTIMIZAÇÕES DE VELOCIDADE MELHORAM A PERFORMANCE NO E-COMMERCE

Como dito, ao otimizar a velocidade do seu site, a performance de vendas melhora. E você pode medir isso. Basta fazer um teste AB. Crie, por exemplo, duas páginas com o mesmo produto, uma otimizada e outra não, e depois compare qual delas se sai melhor. Você irá se surpreender!