8 dicas fulminantes de SEO para e-commerce

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90% dos consumidores realizam pesquisas no Google antes de efetuar uma compra. Seja achado por clientes potenciais antes da concorrência.

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“1, 2, 3, loja virtual, te achei!”, dizem os clientes quando encontram um site e-commerce que comercializa um produto que eles buscavam há meses. Contudo, se você é gerente de uma loja online, não entre neste jogo de esconde-esconde. Ao contrário, levante uma placa bem grande, com leds piscantes e, se puder, cante bem alto aquela música da Shakira: “Estoy aquí queriéndote….” (brincadeira).

De fato, para ser achado na web, você precisa usar técnicas específicas, algumas das quais já abordei no post “8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce”. E agora, aqui vai um complemento, com mais 8 dicas fulminantes. Confira:

1. Permita e publique resenhas de clientes: “na internet, conteúdo é rei” informa um dos ditados mais conhecidos do mundo SEO. Pois ao possibilitar que os clientes comentem os seus produtos e serviços, o conteúdo é gerado sem nenhum custo em suas páginas de vendas. Além disso, as resenhas boas ajudam você a vender mais, enquanto as resenhas ruins lhe alertam sobre quais produtos merecem ou não entrar na sua vitrine virtual;

2. Tenha cuidado com o “caçador de duplicatas”: analogamente ao filme “Blade Runner, o caçador de androides”, o Google possui um “caçador de duplicatas”, que analisa os conteúdos da web em busca de cópias. Ele pune os plagiadores e “sobe” os produtores originais para as primeiras posições nas buscas. Portanto, jamais publique o conteúdo dos seus fornecedores. Antes disso, entenda o produto ou serviço e desenvolva textos originais para a sua loja virtual;

3. Aprenda a criar títulos: eles devem conter menos de 65 caracteres para caberem nos resultados das buscas. E mais: precisam atiçar a curiosidade dos internautas. Na web, há vários artigos que demonstram como fazer isso. O meu preferido é “Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados”, de Henrique Carvalho, do Viver de Blog;

4. Dê atenção às metadescriptions: ajuste os resumos que aparecem nos resultados das buscas abaixo do título para que eles despertem o interesse dos leitores sem revelar o conteúdo principal. Assim, o internauta terá que clicar se quiser saber mais;

5. Use palavras-chave: não dá para trabalhar com SEO para e-commerce sem selecionar os termos mais buscados na web dentro do contexto do seu negócio. Para criar sua lista de palavras-chave, use ferramentas como SemRush e KeywordPlanner;

6. Trabalhe com a Long Tail: cada grupo de palavras-chave é buscado em uma amplitude que vai do genérico ao específico. Quanto mais específica é a busca, mais próximo de comprar o internauta está. Por exemplo, o termo genérico “café” pode ter palavras específicas como “café Pelé”, “café para restaurante”, “café caseiro”, “comprar café”, “onde comprar café”, “quero comprar café”, “preciso comprar 1 quilo de café Jaraguá agora”, etc.;

7. Mantenha um blog: o blog ainda é a melhor ferramenta de SEO para e-commerce da atualidade, pois é nele onde você publicará periodicamente as novidades da sua área que, uma vez indexadas aos buscadores, gerarão visitas para a conversão em vendas;

8. Use links patrocinados para e-commerce: muitas pessoas preferem clicar sobre os links patrocinados, talvez porque achem que o conteúdo ali é mais direto ou mais profissional, o que faz deles um complemento para o SEO que não deve ser dispensado.

Além disso, procure usar plataformas e-commerce modernas como a Vtex, que possibilitam gerenciar metatags, metadescriptions, criar URLs amigáveis, gerar sitemap.xml, administrar robots.txt e desenvolver redirecionamentos de páginas, entre outras recomendações SEO.

Os profissionais da agência de Marketing Digital, Agência E-Plus, são especializados na plataforma Vtex. Ligue (11) 2373-5471 quando puder e faça um orçamento de SEO para e-commerce para a sua loja virtual.