8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce

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Da pesquisa de palavras-chave à diagramação, conheça alguns dos segredos dos redatores de textos de produtos, serviços e informações gerais de sites e-commerce

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A produção de conteúdo é um trabalho extremamente fácil, mas só no mundo da imaginação. A partir do momento em que uma pessoa começa a produzir textos efetivamente, as dificuldades aparecem e elas não são poucas.

Além do mais, uma coisa é desenvolver 1 único texto por mês e outra coisa bem diferente é produzir mais de 10 textos diários. Mas para facilitar o seu caminho (caso você queira criar o seu próprio conteúdo SEO), listamos estas dicas magistrais que lhe farão ganhar tempo:

• Palavras-chave: o primeiro passo para a criação de conteúdo SEO para e-commerce é a escolha de palavras-chave relacionadas a um produto ou ao seu nicho de negócios. Para isso, você poderá usar ferramentas como o Keyword Planner e o SemRush , que expõem os termos mais procurados nos motores de buscas da internet;

• Pautas: as palavras-chave são a base com a qual o redator delineará o assunto, o foco e o roteiro de produção do texto, em um processo chamado de pauta. A pauta explica como deverá ser a abordagem, contém justificativas para se fazer de uma determinada forma e não de outra, dá a conhecer quem deverá ser consultado, que livros e documentos deverão ser lidos para que o texto seja produzido;

• Método de 5 fases: com a pauta em mãos, o redator iniciará um processo de 5 fases:

– Fase 1: pesquisa, observação, documentação e entrevistas
– Fase 2: período de quietude, incubação e reflexão da fase 1
– Fase 3: assunto fixo na mente e início da produção do texto
– Fase 4: releitura e aperfeiçoamento do texto
– Fase 5: edição, correção e revisão final do texto

• Gatilhos de vendas: enquanto cria o texto conforme o processo de 5 fases descrito anteriormente, o redator insere argumentos persuasivos (fundamentados em Neuromarketing) a fim de fazer com que o leitor realize determinadas ações como baixar um conteúdo gratuito, visualizar uma imagem, comprar um produto, etc.;

• Linguagem: escrever para um público-alvo de religiosos é diferente de produzir conteúdo SEO para consumidores de jogos eletrônicos. Por isso, o redator adequa a linguagem conforme o público;

• Títulos: precisam prender a atenção, causar interesse, despertar um desejo e provocar uma ação. Além disso, eles devem expor a utilidade do texto, gerar urgência, transmitir a ideia de “conteúdo único” e especificar em vez de generalizar, conforme ensina Henrique Carvalho no texto “Como escrever títulos impossíveis de serem ignorados”;

• Metadescriptions: são resumos inseridos em um local específico da plataforma de produção de conteúdo e que, posteriormente, aparecem nos resultados de buscas (logo após o título e o endereço eletrônico do artigo);

• Diagramação: seja no site ou blogue, é de fundamental importância para uma boa experiência de leitura. Um texto excelente poderá nunca ser lido se a diagramação for ruim. Por isso, cuide das imagens, da apresentação dos textos (sejam eles em formato “corrido” ou em “Padrão F”) e respeite a Proximidade, o Alinhamento, o Contraste, o Balanço e outras regras do Design.

Caso você não queira se dar a este trabalho de produção de conteúdo, saiba que os clientes desta agência de Marketing Digital recebem indicações de redatores SEO experientes (com mais de 5 anos de atuação no setor). Para ter acesso a estes redatores, basta desenvolver conosco a sua loja virtual. Ligue (11) 2373-5471 e faça um orçamento sem compromisso!