Atendimento via chat: 39% dos consumidores preferem esse canal

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Saiba por que você deve usar esse recurso na sua loja virtual!

Atendimento via chat permite tirar dúvidas dos consumidores com mais agilidade no e-commerce. imagem: @macrovector
Atendimento via chat permite tirar dúvidas dos consumidores com mais agilidade no e-commerce. imagem: @macrovector

Atendimento via chat é qualquer sistema ou aplicativo de bate-papo ao vivo que você pode integrar à sua loja virtual e que, uma vez integrado, possibilita que os seus vendedores conversem em tempo real por meio do método de digitação de textos com os consumidores que acessam a sua loja virtual. Com efeito, esse recurso permite aos vendedores mostrar produtos, tirar dúvidas e contra-argumentar objeções, além de anotar o contato dos visitantes da loja, entre outras ações.

Neste artigo, eu vou apresentar as vantagens do atendimento via chat e, além disso, demonstrar algumas opções de apps do tipo que você poderá instalar na sua loja online agora mesmo. Continue lendo e fique por dentro!

ATENDIMENTO VIA CHAT É PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES

Recentemente, a Octadesk e a Opinion Box lançaram o estudo “E-commerce Trends 2023”, realizado com 2 mil participantes, o qual mapeou várias preferências dos consumidores online no e-commerce. Um dos quesitos pesquisados foi justamente qual o tipo de atendimento os consumidores mais procuram. De acordo com a pesquisa:

  • 39% dos consumidores preferem o chat online;
  • 28% buscam atendimento via WhatsApp;
  • 12% gostam de ser atendidos nas redes sociais da loja;
  • 8% preferem ir até a loja ou usar o telefone;
  • 5% optam por atendimento via e-mail;
  • 2% buscam outros tipos de atendimento.

O atendimento via chat, como se pode observar, é disparado o melhor canal de atendimento que você pode oferecer na sua loja virtual, conforme a pesquisa “E-commerce Trends 2023”. Mas isso não é tudo. O estudo também revelou que 88% dos consumidores preferem falar com uma pessoa real contra 12% que preferem o chatbot. Ou seja, apesar do avanço das inteligências artificiais de conversação, o fator humano ainda é muito importante no comércio online.

VANTAGENS DO ATENDIMENTO VIA CHAT

Existem várias vantagens de implementar o atendimento via chat na sua loja virtual. Só para você ter uma ideia, esse recurso pode proporcionar:

Maior acessibilidade:

Os consumidores poderão entrar em contato com um vendedor ou com uma inteligência artificial 24 horas por dia. Em outras palavras, não há restrições de horário para o atendimento. Sendo assim, os visitantes da sua loja podem obter suporte a qualquer momento, o que melhora a experiência de compras.

Mais agilidade:

O atendimento via chat permite que os seus vendedores respondam imediatamente às dúvidas e objeções dos consumidores que visitam a sua loja virtual. Isso atende com sucesso à premissa de que nunca se deve deixar um potencial cliente esperando.

Personalização do atendimento:

Os seus vendedores podem usar informações como o histórico de compras e preferências do cliente para personalizar a experiência. Assim, o vendedor pode oferecer produtos complementares, ajustar formas de entrega e oferecer um suporte mais adequado para cada pessoa.

Vídeo: saiba mais sobre a importância do chat ao vivo no e-commerce!

Além disso, o atendimento via chat pode reduzir os custos operacionais de um e-commerce. Em geral, o chat consome menos recursos da sua empresa e dos seus atendentes e vendedores, o que lhe confere a possibilidade de realocar esses recursos para outras atividades importantes.

OPÇÕES DE APPS DE ATENDIMENTO VIA CHAT

Opções de atendimento via chat para e-commerce é o que não faltam. Aqui vai uma lista de apps que você poderá implementar na sua loja online:

Vale informar que também é possível implementar o Chat GPT, que é a estrela das inteligências artificiais no momento.

COMO IMPLEMENTAR APPS DE ATENDIMENTO VIA CHAT NA SUA LOJA VIRTUAL?

Para implementar um app de atendimento via chat na sua loja online recorra à uma agência de e-commerce. A Agência e-Plus, por exemplo, atende empresas de e-commerce no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe para saber mais: