ChatGPT no e-commerce: 7 maneiras de usar esse recurso em prol do seu comércio

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça um chatbot que pode ajudar a melhorar as vendas da sua loja virtual!

ChatGPT no e-commerce: ferramenta pode ser usada para atendimento ao cliente e criação de promoções, entre outras oportunidades. Imagem: @freepik
ChatGPT no e-commerce: ferramenta pode ser usada para atendimento ao cliente e criação de promoções, entre outras oportunidades. Imagem: @freepik

O ChatGPT é um chatbot, isto é, um modelo de linguagem voltado para conversação, que faz uso de Processamento de Linguagem Natural (PLN), redes neurais, machine learning, deep learning, fine-tuning e Inteligência Artificial (IA) para gerar respostas complexas e em linguagem humanizada para os mais diferentes tipos de questões. Ele pode responder perguntas sobre ciência, programação e arte, por exemplo. Ele também pode atuar em demandas do comércio, o que significa que é possível usar o ChatGPT no e-commerce.

Na qualidade de modelo de linguagem, o ChatGPT consegue compreender a estrutura da linguagem humana. Além disso, ele pode ser treinado a partir de grandes conjuntos de dados. Desse modo, ele consegue entender o teor das perguntas e fornecer respostas mais articuladas do que assistentes virtuais como a Alexa, Siri e Cortana.

Criado pela empresa de pesquisa e implantação de IA OpenAI, o ChatGPT teve sua primeira versão lançada em novembro de 2022. Hoje já está na quarta versão e possui planos de uso grátis e pago. Ele custa cerca de US $3 milhões por mês para ser executado na nuvem Azure da Microsoft, de acordo com dados da Tooltester. Apesar disso, pode ser acessado livremente no site da OpenAI e no motor de buscas do Bing.

Ainda conforme a Tooltester, apenas no site da OpenAI recebe cerca de 1 bilhão de visitantes mensais. Com tamanho alcance, a previsão é que a receita da OpenAI chegue a US $1 bilhão até o final de 2024. Mas não é só a OpenAI que pode ganhar com o ChatGPT. Empreendedores(as) do e-commerce como você também podem. Confira a seguir uma lista com 7 formas de melhorar o comércio usando a ferramenta!

7 MANEIRAS DE USAR O CHATGPT NO E-COMMERCE

Existem várias formas de usar o ChatGPT no e-commerce. Use-o, por exemplo, para:

1 – Atendimento

É possível treinar o ChatGPT com os dados do seu negócio e logo depois integrá-lo à sua loja virtual por meio de uma API de chatbot. Assim, o ChatGPT poderá atender os consumidores fornecendo-lhes respostas inteligentes, dando suporte de vendas e recomendando produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

2 – Pautas

Use o recurso para criar pautas para o seu blog e redes sociais. Por exemplo, eu pedi para o ChatGPT me fornecer 5 palavras-chave para a produção de artigos sobre smart TVs, ao passo que ele retornou os seguintes resultados: “Neo QLED”, “4K”, “processador quantum”, “design air slim” e “tecnologia de pontos quânticos”. Show!

3 – Conteúdos

Também é possível usar o ChatGPT no e-commerce para produzir conteúdos para blog. Usando uma pauta do item anterior, escreva no prompt: “crie um texto de 500 palavras para meu blog no WordPress sobre processador quantum”. Antes de publicar revise, corrija e otimize o texto, pois as respostas do chat nem sempre são precisas.

4 – Descrições

Outra maneira de usar o ChatGPT no e-commerce é pedir para ele criar descrições de produtos para as páginas de vendas da sua loja virtual. Peça, por exemplo, para ele criar uma descrição para aquela Smart TV Samsung 55 polegadas que você está vendendo online. Novamente, não se esqueça de revisar o conteúdo.

5 – Feedback

No prompt do ChatGPT digite: “qual o feedback dos clientes sobre a smart tv samsung neo qled 55qn85a?”.  Em muitos casos, como este, o chat fornece dados como a aceitação do produto, quantidade de avaliações e nota geral dos clientes. Assim, você pode entender as dores e desejos do público e melhorar seu mix de produtos.

6 – Imagens

No modo criativo do Bing, o ChatGPT pode criar imagens. Com efeito, é possível usar esse recurso para gerar imagens inéditas para os posts do seu blog de e-commerce e redes sociais. Tente, por exemplo, o comando “crie uma foto inédita de uma mulher fazendo compras em uma loja virtual no tablet” e surpreenda-se.

7 – Promoções

Outro jeito de usar o ChatGPT no e-commerce é pedindo para ele criar promoções. Eu pedi, por exemplo, “me dê 5 ideias para promover a smart tv 55 polegadas da minha loja virtual”. Ele respondeu “ofereça desconto, frete grátis, crie um pacote promocional, faça campanha nas redes sociais e parcerias com influenciadores”.

Vídeo: saiba mais sobre o uso do ChatGPT no e-commerce!

Estas, enfim, são apenas algumas formas de usar o ChatGPT no e-commerce. Além destas também se pode usá-lo para obter insights para melhorias da loja virtual e do seu comércio em geral, realizar análises de sentimentos de clientes, criar códigos para novas aplicações e funcionalidades para o seu site, etc. Vale a pena testar o ChatGPT!

  • Assim que puder leia também o artigo “E-goi e Jivochat” e saiba como criar um chat automático para o seu e-commerce!