B2G: o que é Business to Government?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda como funcionam as vendas de empresas privadas para o governo!

B2G: comece a vender para o governo. Imagem: @freepik
B2G: comece a vender para o governo. Imagem: @freepik

B2G é a sigla para Business to Government, termo em Inglês que significa “Negócios Para o Governo”. Ou seja, este é o nome dado ao comércio feito por empresas privadas para instituições governamentais nas esferas municipal, estadual e federal.

De acordo com a OCDE citada pelo E-commerce Brasil, cerca de 13% do PIB do Brasil é destinado às compras públicas. Em 2020, este percentual correspondeu ao montante de R$ 975 bilhões, isto é, um prato cheio para comerciantes como você.

COMO FUNCIONA O B2G?

No B2G, o cliente é uma instituição governamental da esfera municipal, estadual ou federal, que compra produtos e/ou serviços via licitação. No Brasil, uma licitação é um tipo de procedimento de compras amparado pela Lei 8.666/1993.

Toda vez que algum órgão do governo precisa fazer uma compra, ele abre e publica um edital de licitação. É a partir de um edital que uma empresa privada como a sua pode concorrer para fornecer o que quer que seja que tenha sido solicitado.

Portanto, para se tornar um fornecedor do governo, você precisa ter acesso aos editais de licitações. Isso é possível por meio dos chamados portais de licitações como o “Portal de Compras do Governo Federal” ou o “Portal de Compras Públicas”, entre outros.

Conforme a Lei 8.666/1993, para que a sua empresa possa participar de uma licitação é necessário que ela possua habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômica, regularidade fiscal e trabalhista. Como se pode observar, a rigidez das regras é a principal característica do B2G.

Sendo a sua empresa habilitada, ela concorrerá com outras que estão tentando vender para o governo. Desse modo, a instituição governamental escolherá aquela com as melhores condições técnicas, jurídicas, fiscais e econômicas, e com o melhor preço, para ser a sua fornecedora.

Seja como for, quer a sua empresa seja omnichannel ou e-commerce, não importa, você pode aproveitar o mercado público para aumentar seus lucros. Para isso, basta criar uma divisão de licitações, a qual focará apenas nas vendas para o governo.

Vídeo: conheça outros modelos de negócios

VANTAGENS DE ATUAR NO BUSINESS TO GOVERNMENT

Há várias vantagens de abrir uma divisão B2G na sua empresa, sendo uma delas a possibilidade de aumentar o seu lucro. Mas além disso, se você cumprir seus primeiros contratos com sucesso, a sua empresa poderá ganhar credibilidade na praça e vencer as próximas licitações com mais facilidade.

Outro ponto positivo é que o governo é bom pagador. Ou seja, você tem a segurança de que irá receber, de que não haverá inadimplência. E por fim, vale dizer, quando o governo compra, ele compra com gosto. Isto é, é uma senhora compra, em grandes quantidades. E isso por si só já vale o ingresso do B2G.

Assim que puder clique em “Definição de e-commerce” e saiba mais sobre as nomenclaturas do setor!