10 ferramentas de Business Intelligence para e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Use os dados para analisar, acompanhar, otimizar e tomar decisões no comércio eletrônico!

Use ferramentas de Business Intelligence para entender e melhorar os seus resultados. Imagem: @stories
Use ferramentas de Business Intelligence para entender e melhorar os seus resultados. Imagem: @stories

Business Intelligence para e-commerce é uma área tecnológica que abrange o uso de dados para analisar situações, acompanhar resultados, otimizar e sobretudo tomar decisões estratégicas no comércio eletrônico.

Usar ferramentas de Business Intelligence (BI) no dia a dia operacional da sua loja virtual é algo que pode lhe ajudar a entender, por exemplo, como o comportamento do usuário impacta nas suas vendas. Desse modo, você poderá otimizar sua loja conforme a demanda dos consumidores e melhorar os seus resultados.

Além disso, os recursos de BI permitem que você deixe de lado as decisões com base na intuição e passe a tomar decisões com base em dados. Isso sem dúvida vai reduzir os erros e minimizar os riscos na sua empresa.

Pensando nisso, trago neste post 10 ferramentas de BI para você avaliar se vale ou não a pena aplicar uma delas ao seu comércio eletrônico. Continue lendo e fique por dentro!


FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA E-COMMERCE

Conheça agora 10 ferramentas de BI (clique nos títulos em verde para acessá-las):

Power BI

Software da Microsoft, o Power BI permite centralizar os dados da sua empresa. Ou seja, ele integra dados de apps diversos e de planilhas. Funciona em nuvem.

Vídeo: o que é o Power BI (ative a legenda em Português no Youtube)

Looker

Essa plataforma permite definir e configurar as principais métricas do seu negócio. Você pode enviar os dados de vários apps para dessa forma monitorar um grande fluxo de informações.

Vídeo: o que é Looker (em Inglês)

Segment

Com esse sistema dá para coletar, limpar e controlar os dados dos seus clientes. Ele coleta ações de usuários da web. Além disso, fornece um bom kit de ferramentas de dados.

Board

O Boad é ideal para explorar dados e obter insights para melhorias na sua empresa de e-commerce. Com este recurso dá para criar painéis interativos e gerar ótimos relatórios. 

Competera

Sistema bom para varejistas online, offline e omnichannel como você. Ele permite criar uma estratégia de precificação com base em fatos concretos, isto é, em dados.

Data Studio

O Google Data Studio é um recurso grátis que une dados de várias fontes. Depois, você pode ver tudo por meio de gráficos. Assim fica muito fácil gerar ideias para melhorias do seu e-commerce.

Adobe Analytics

Permite mesclar e analisar os dados vindos de qualquer fase da Jornada do Comprador. Essa ferramenta tem inteligência preditiva com a qual dá para prever os comportamentos dos clientes. 

Vídeo: o que é Adobe Analytics (ative a legenda em Português no Youtube)

Cognos Analytics

O Cognos Analytics é um sistema da IBM que carrega os dados de pontos de venda e estoques, por exemplo. Com ele dá para unir várias fontes de dados e gerar insights úteis.

Vídeo: conheça o Cognos (ative a legenda em Português no Youtube)

Tableau

Plataforma moderna que conta com aprendizado de máquina e método de exploração visual sem interrupção no fluxo de análise. 

Domo

Domo reúne os seus relatórios de dados em um único local, o que proporciona uma visão holística do seu negócio. Ele é ideal para entender suas campanhas, otimizar o custo de aquisição e aumentar o seu lucro.

Vídeo: O que é Domo (em Inglês)

Como se pode observar, há uma ampla variedade de ferramentas de Business Intelligence que você pode usar no seu e-commerce. Entenda, assim, o que há por trás dos dados e tome decisões mais conscientes e mais certeiras.

Assim que puder clique em “Marketing Data Driven” e leia um post complementar.