Break Even: o ponto crucial de um e-commerce

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba quando você vai começar a ter lucro

break-even-o-ponto-crucial-de-um-e-commerce

Break Even ou, em português, Ponto de Equilíbrio, é um indicador que expõe a ocasião, a circunstância, o momento em que uma empresa iguala os seus ganhos aos custos/investimentos e, a partir do qual, passa a ter lucro.

Explicando melhor, em uma empresa e-commerce, o empreendedor faz um investimento inicial para criar uma loja virtual e mantê-la funcionando, o qual só retornará para o seu bolso após o Break Even ser alcançado. O que vier depois disso é ganho líquido.

Geralmente o empreendedor e o administrador do e-commerce realizam (no planejamento da loja virtual) um cálculo cujo resultado lhes permite saber aproximadamente quanto precisarão vender e em quanto tempo para alcançar o Break Even.

Acerca disso, o auditor Paulo Sérgio Dortas publicou em um blogue da consultoria Endeavor Brasil uma fórmula simples para que empreendedores como você possam estabelecer o Break Even dos seus negócios, confira:

Break Even = Custo Fixo / (1 – Custos Variáveis / Vendas)

A título de exemplo, suponhamos que empreendedores de uma loja virtual de bolinhas de gude tenham um Custo Fixo de R$ 15.000,00, um Custo Variável de R$ 3.000,00 e vendas de R$ 5.000,00, valores sobre os quais aplicaremos a fórmula:

Break Even = R$ 15.000,00 (1 – R$ 3.000,00 / R$ 5.000,00)

Break Even = R$ 15.000,00 / (0,4)

Break Even = R$ 37.500,00

Sendo assim, a loja virtual de bolinhas de gude atinge o seu Break Even quando obtiver R$ 37.500,00 em vendas. Se, neste caso, cada bolinha de gude for comercializada a R$ 0,20, a loja virtual precisará vender 187.500 delas (1.875 potes com 100 bolas cada) para chegar ao Break Even, recuperar o investimento e começar a obter lucro.

Lembre-se de que esta é uma fórmula simples para descobrir o Break Even. No dia a dia, contudo, os administradores devem ficar de olho em outras variáveis como o aumento dos custos decorrentes do aumento de vendas, os efeitos da escalabilidade, os períodos (mensais, anuais), etc.