Como vender pela internet?

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7 plataformas para você comercializar produtos e serviços online

Como vender pela internet: plataformas

Se você está tentando saber como vender pela internet, então talvez deva tentar começar com um site, uma loja virtual, uma fanpage ou outra plataforma.

Como vender pela internet?

Muitos(as) brasileiros(as) como você passam boa parte do dia pensando em uma resposta para esta pergunta.

Pois não precisam pensar mais.

Em seguida, eu apresento 7 plataformas de comercialização online.

Confira!

7 PLATAFORMAS PARA QUEM ESTÁ PENSANDO EM COMO VENDER PELA INTERNET

Se você está mesmo pensando em vender produtos ou serviços online, então que tal começar por meio de uma destas plataformas:

1 – Loja virtual:

Loja virtual é um site de vendas que pode ser desenvolvido e gerenciado por meio de uma plataforma e-commerce.

A VTEX, por exemplo, é uma plataforma top de linha destinada para tal.

Neste tipo de plataforma, você pode expor seus produtos em uma loja online.

Para fazer vendas, essa loja deverá ter um fluxo constante de consumidores.

Primeiramente, os consumidores entram na loja, escolhem um produto da sua lista, fazem o checkout e o pagamento.

Na sequência, você envia o produto para o seu novo cliente por meio de uma transportadora ou Correios.

Por fim, você liga para o seu cliente ou envia um e-mail para perguntar se a entrega ocorreu adequadamente.

Neste modelo de negócios, seus consumidores poderão ser tanto pessoas quanto empresas.

2 – Marketplace:

Um marketplace parece uma loja virtual, mas não é.

Na verdade, um marketplace é um conjunto de lojas virtuais.

Ou seja, ele funciona como um shopping center, só que online.

Todavia, há algo mais interessante nos marketplaces.

Por exemplo, um consumidor pode entrar em um marketplace, comprar em várias lojas e fazer um único pagamento.

Prático, não?

É que os marketplaces contam com uma tecnologia chamada split de pagamento, que distribui o valor total pago pela compra aos lojistas envolvidos.

Se gostou dessa forma de fazer vendas online, saiba que você pode atuar nela de duas maneiras.

Primeiramente, é possível montar o seu próprio marketplace e convencer vários sellers (vendedores) a atuarem a partir dele.

Nesse caso, você cobraria uma comissão sobre cada venda realizada pelos seus sellers.

O outro jeito é entrar como seller em marketplaces de terceiros.

Desse modo, você faz as suas vendas e paga a comissão do marketplace.

O que sobrar é o seu lucro.

3 – Site:

Uma site corporativo é uma ferramenta de vendas mais tradicional e formal.

Muitas empresas os utilizam para apresentar produtos e serviços tanto para consumidores quanto para outras empresas.

A diferença para as lojas virtuais e marketplaces é que um site geralmente não conta com sistemas automatizados de fechamento de compras.

Na maioria das vezes, os consumidores entram em um site, veem os produtos e depois ligam na empresa detentora do site para negociar preços.

4 – Blog:

Ao contrário do site, um blog é um jeito mais informal de fazer vendas.

Um blog pode contar com uma página home, outra de produtos/serviços, outra chamada “contato” e uma quarta onde serão publicados os artigos.

Uma das diferenças do site para o blog é que este último requer uma constante publicação de blog-posts.

Os blog-posts são indexados pelo Google e outros buscadores, e posteriormente são encontrados na internet pelos consumidores, que os leem.

Como se pode observar, os blog-posts atraem consumidores curiosos.

Mais cedo ou mais tarde, esses consumidores desembocam na página de produtos/serviços do blog.

Logo depois, eles podem entrar em contato com o dono do blog e fazer um pedido.

Importante mencionar, o blog pode ser integrado a uma loja virtual, a um marketplace e também a um site.

O Rakunten Marketplace, por exemplo, tem um blog.

Ao fazer essa integração, você aumenta o número de visitantes em todos os referidos canais de vendas.

5 – Afiliados:

Uma plataforma de afiliados é um portal online que conta com vários produtos, infoprodutos e serviços que podem ser revendidos por você.

Você, neste caso, seria um afiliado.

Nesta condição, você promove os produtos e serviços de outras pessoas ou empresas.

Por fim, quando alguém comprar um ou mais desses produtos ou serviços, você é agraciado(a) com uma comissão.

As comissões podem ser baixas, médias ou altas.

Sendo assim, é necessário escolher muito bem o item a ser comercializado.

Isto é, o seu esforço precisa valer a pena.

Ademais, em uma plataforma de afiliados, também é possível ser o fornecedor.

6 – Redes sociais:

Uma rede social é um local onde grupos de pessoas com afinidades em comum se reúnem e criam laços.

Como vender pela internet: que tal começar no Facebook

Como vender pela internet: você pode começar com uma fanpage no Facebook e depois evoluir para uma loja virtual com plataforma VTEX, por exemplo.

É possível comercializar produtos e serviços nesse ambiente de diferentes formas.

Você pode começar criando uma página para a sua empresa, ou seja, uma fanpage corporativa.

Vale lembrar, algumas redes sociais possibilitam a criação de uma loja virtual dentro de uma fanpage.

Outras possuem um marketplace integrado, como é o caso do Facebook.

Seja como for, neste tipo de plataforma, pode-se apresentar produtos em posts simples.

É uma ótima opção para quem está começando no e-commerce.

Desse modo, se a coisa vingar, daí você poderá começar a pensar em criar algo maior como um blog, um site ou mesmo uma loja virtual.

7 – Cursos:

Se a esta altura você ainda estiver se perguntando como vender na internet, não se preocupe, pois ainda tenho uma carta na manga.

Esta carta se refere às plataformas de cursos.

Neste formato de negócios, você assina uma plataforma e paga um aluguel mensal.

Isso lhe dará o direito de criar e publicar cursos online a partir desta plataforma.

Depois, é só vender os treinamentos e cobrar um valor justo.

Ou, se preferir, você pode montar uma escola de cursos online e presenciais.

A ComSchool, por exemplo, funciona desse jeito.

COMO VENDER PELA INTERNET: PLANEJAMENTO

Muito bem, agora que você já conhece alguns canais de vendas online, é hora de saber como planejar a sua entrada neste setor.

Para tanto, você poderá usar métodos como:

Plano de Negócios para e-commerce:

Preencha um Plano de Negócios.

Isso lhe ajudará a pensar sobre o Marketing, logística, plataforma e mix de produtos, entre outras coisas, antecipadamente.

Certamente, um bom plano pode evitar perdas desnecessárias.

De acordo com o Sebrae, empresas planejadas sobrevivem por mais tempo no mercado.

Startup e-commerce:

No método “Startup e-commerce”, você planeja e executa simultaneamente.

A execução dos processos de desenvolvimento, entretanto, é controlada.

Em outras palavras, ela é realizada em pequenos lotes.

Isso significa que se houverem perdas, elas serão as mínimas possíveis.

Além disso, neste método leva-se em conta o erro como fenômeno importante para a aprendizagem.

Dessa forma, deve-se errar muitas vezes e rapidamente, para que assim seja possível aprender mais rápido.

Mas como dito, os erros são controlados, geram perdas mínimas e aprendizados máximos.

Como vender pela internet: comece planejando

Como vender pela internet? O primeiro passo é planejar. E você pode fazer isso usando o método “startup”.

Na medida em que o aprendizado ocorre, o empreendedor usa esse conhecimento para otimizar a empresa e fazê-la crescer.

NÃO ESQUEÇA DE DIVULGAR

No Brasil, a cada 100 visitantes únicos de um canal de vendas online apenas 1 compra.

Sendo assim, você precisa divulgar seus canais de vendas, produtos e serviços.

Para tanto, recomendo a contratação de uma agência de Marketing Digital.

Uma agência proporciona vantagens que funcionários contratados não podem superar.

Por exemplo, um funcionário contratado requer registro, pagamento de encargos, um computador, softwares, treinamento e um departamento de Marketing.

Um departamento de Marketing, por sua vez, requer manutenção, que é cara.

Mas ao contratar uma agência, você se livra de todas essas desvantagens.

Além disso, ainda vai sobrar tempo para você se dedicar apenas à sua atividade principal, ou seja, ao motivo da existência da sua empresa.