Compras pela internet em 2023: 73% dos consumidores acham preços online mais em conta

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Conheça 8 motivos que levam as pessoas a fazerem compras online!

Compras pela internet em 2023: consumidores estão cada vez mais entusiasmados com as possibilidades do e-commerce. Imagem: @wayhomestudio
Compras pela internet em 2023: consumidores estão cada vez mais entusiasmados com as possibilidades do e-commerce. Imagem: @wayhomestudio

O número de compras pela internet é uma métrica muito utilizada pelas empresas e instituições de pesquisa para computar e comparar dados do comércio eletrônico. Essa métrica permite visualizar se as compras estão aumentando ou diminuindo com o passar do tempo. Ou seja, ela possibilita medir o sucesso do e-commerce. Pois neste artigo, apresento estatísticas de compras pela internet em 2023 e faço algumas comparações. Acompanhe!

COMPRAS PELA INTERNET EM 2023 EM COMPARAÇÃO COM OUTROS ANOS

De acordo com dados da ABComm citados pelo blog edrone, o faturamento do e-commerce em 2023 atingirá o montante de cerca de R$185 bilhões. Se isso realmente acontecer, este será o maior patamar no qual o comércio eletrônico brasileiro terá chegado. Para você ter uma ideia, o setor faturou R$50 bilhões em 2015, cerca de R$90 bilhões em 2019, R$150 bilhões em 2021 e R$169 bilhões em 2022. Para o futuro, estima-se um faturamento de R$232 bilhões para 2025 e R$270 bilhões para 2027.

Ainda conforme o edrone, o número de compradores online também vem em crescimento constante. Em 2015 eles eram 50 milhões, em 2021 passaram a ser 80 milhões e em 2022 eram pouco mais de 83 milhões. Enquanto isso, a quantidade de pessoas que fazem compras pela internet em 2023 ultrapassa a casa dos 85 milhões. Já para 2027, espera-se que esse número chegue a 102 milhões.

Como se pode observar, cada vez mais pessoas aderem às compras online. Mas quais seriam os motivos disso estar acontecendo? Por que tantos consumidores estão preferindo fazer compras pela internet em 2023? É o que veremos no próximo tópico deste post. Continue lendo!

MOTIVOS DAS COMPRAS PELA INTERNET 2023

Recentemente, a Octadesk em parceria com a Opinion Box, realizou o estudo “E-commerce Trends 2023” com 2 mil consumidores online tendo em vista desvendar o comportamento destes por trás das compras pela internet. De acordo com este estudo:

  1. 73% dos consumidores preferem fazer compras pela internet em 2023 por que acham os preços online mais baixos do que os das lojas físicas; 
  2. 72% o fazem por conta da praticidade de comprar sem sair de casa;
  3. 69% compram por influência de promoções que só são encontram na internet;
  4. 63% prezam pela facilidade de comparar preços que existem no meio online;
  5. 55% fazem compras pela internet em 2023 porque encontram maior variedade de produtos no e-commerce;
  6. 51% compram online porque nesse meio eles têm acesso a produtos e marcas que não encontram na região onde moram;
  7. 34% compram no e-commerce porque as lojas virtuais têm as formas de pagamento que eles preferem;
  8. 30% compram online porque as lojas têm formas de pagamento diferentes, que eles querem experimentar.

O estudo da Octadesk apontou, ainda, que 19% dos consumidores começaram a fazer compras pela internet antes de 2011, enquanto outros 24% entre 2012 e 2016. A maior parte, no entanto, que corresponde a 28%, iniciou nas compras online entre os anos de 2017 a 2019. Outros 15% chegaram ao comércio eletrônico no início da pandemia de Covid-19, em 2020. Enfim, 6% começaram a comprar online em 2021 e 7% em 2022.

COMO APROVEITAR O CRESCIMENTO DAS COMPRAS ONLINE?

Se você é empreendedor(a) e pretende aproveitar o crescimento das compras pela internet em 2023, então o primeiro passo é criar uma loja virtual. Mas caso você já tenha uma, talvez seja a hora de fazer uma evolução do seu e-commerce por meio de tecnologias mais modernas como as plataformas headless.

Plataformas headless como a VTEX, por exemplo, permitem criar um e-commerce flexível, que você pode modificar e evoluir com mais praticidade, conforme as demandas do mercado. Além disso, com esse tipo de plataforma você pode ampliar seus canais, podendo gerar vendas via marketplaces, redes sociais e aplicativos mensageiros. E mais, uma plataforma headless também possibilita unificar seu comércio online e físico, o que ativa as compras omnichannel e permite criar experiências como a ship from store e BOPIS, entre outras, que conquistam e fidelizam mais clientes.

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e leia o nosso artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre esta plataforma e-commerce!
Vídeo: saiba mais sobre compras omnichannel!

Enfim, para implantar um e-commerce com a plataforma VTEX recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada VTEX desde 2015 e é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX. Ela atua no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países. Para falar sobre o seu projeto, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe agora mesmo: