E-commerce no metaverso: quais as possibilidades?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Um comércio altamente imersivo

E-commerce no metaverso: compras em um ambiente 3D altamente imersivo. Imagem: @pikisuperstar

Como será o e-commerce no metaverso? Quase todo empreendedor que conheço é curioso sobre esta questão. E apesar de não conseguirmos definir direito o que é o metaverso, ainda assim podemos presumir como o comércio ocorrerá dentro dele.

De acordo com Pedro Lobo do GQ Globo, o Facebook define o metaverso como um “conjunto de espaços virtuais onde se pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você”.

Além disso, o metaverso pode ser definido, entre outras coisas, como um mundo virtual em três dimensões (3D) que se integra ao mundo físico. Ele também pode ser retratado como um lugar onde as pessoas podem entrar ao invés de apenas olhar em uma tela.

Mas como faz para entrar no metaverso? Para fazer isso, uma pessoa deve usar óculos, fones, sensores e outros hardwares de realidade virtual e realidade aumentada, além de aplicativos e sistemas peculiares.

Uma vez dentro do metaverso, as pessoas poderão criar avatares com os quais poderão fazer quase tudo o que elas fazem no mundo físico. Isto é, será possível assistir a shows, participar de reuniões, viajar por diferentes locais e até fazer compras.

Vídeo: o e-commerce no metaverso

COMO SERÁ O E-COMMERCE NO METAVERSO?

Sendo o metaverso um mundo virtual 3D, podemos imaginar que empresas como a sua poderão desenvolver lojas virtuais 3D dentro dele. Em uma loja virtual como esta, vendedores poderão prestar atendimento por meio de avatares.

Ao caminharem por lojas assim com seus avatares, a ideia é que os consumidores possam ver produtos nas prateleiras e adicioná-los a um carrinho. Dentro desses espaços, eles poderão fazer o pagamento e solicitar a entrega em sua residência física.

Ademais, o comércio no metaverso abre a oportunidade para as empresas venderem produtos virtuais. Por exemplo, um consumidor poderá comprar um tênis virtual, ou outro produto, para usar em seu avatar dentro do metaverso.

Vídeo: saiba mais sobre o que é metaverso

O metaverso também poderá ser um lugar propício para o Marketing. Dentro dos ambientes imersivos, as empresas poderão reservar espaços como outdoors virtuais para que empresas como a sua possam divulgar produtos e marcas.

Estas, enfim, são só algumas possibilidades do e-commerce no metaverso. Pois se um dia essa ideia decolar, pode ter certeza que o comércio eletrônico decolará e evoluirá junto com ela.

Assim que puder clique em “Lacta lança loja virtual 3D” e observe como a famosa fábrica de chocolates pegou carona na popularidade do termo “metaverso”.