Estratégias de e-commerce para a terceira idade

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Aposte na usabilidade, na segurança, na confiança e nos produtos de entrada para conquistar os novos e-consumidores acima de 50 anos para a sua loja virtual

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Recentemente apresentei aqui no blog o relatório Webshoppers, do E-bit, o qual mostra que o faturamento do e-commerce brasileiro em 2015 será maior em 20% em relação a 2014.

O mesmo estudo expõe que 24% dos 3,98 milhões de brasileiros que compraram em lojas virtuais em 2013 possuíam mais de 50 anos. Esta faixa etária é o que chamamos de meia idade e/ou início da terceira idade.

O comércio eletrônico para esta faixa de idade precisa obedecer alguns princípios que, se bem aplicados, aumentarão as vendas:

• Produtos: desenvolva a buyer persona deste público a fim de estabelecer uma linha de produtos que diminua as suas limitações, lhes ofereça mais liberdade e felicidade;

• Segurança: as pessoas da chamada terceira idade gostam de ter à vista os dados da empresa da qual pretendem comprar, bem como as informações sobre garantia e prazos de entrega. Você tem que deixar claro para elas que comprar no seu site e-commerce é seguro, por isso, exponha as certificações e selos afins;

• Pagamentos: ofereça possibilidades de “pagamento analógico” como os boletos bancários, por exemplo, e mostre que a sua loja virtual devolverá o dinheiro caso algo não saia como o combinado;

• Usabilidade: crie um design que favoreça a leitura e a compreensão dos textos descritivos de produtos. Produza conteúdo em “Padrão F”, com palavras e linguagem simples e que não requeira o uso de dicionários. Use caracteres um pouco maiores do que os usados em sites para outras faixas etárias. Aposte, também, no Vídeo Marketing para e-commerce;

• Produtos de entrada: ofereça itens de alto valor com preço bem baixo, pois assim os usuários novatos se sentirão mais confiantes para fazer uma primeira compra, que é a mais difícil, mas quando realizada e entregue com perfeição faz com que o consumidor volte e compre mais vezes no futuro;

• Depoimentos de clientes: para aumentar a confiança dos usuários novatos, crie um sistema de avaliação que incentive os usuários mais antigos a postarem depoimentos sobre os produtos e sobre a sua loja virtual. Quanto mais depoimentos favoráveis, mais fácil será a ampliação das vendas.

Para você ter uma ideia, observe estas lojas virtuais para a terceira idade, que já estão bem estabelecidas:

Daruni Healthcare
Loja do Avô

Ah! E não esqueça de diversificar. Trabalhe com a Long Tail para e-commerce para compor uma extensa linha de itens e aumentá-la dia após dia afim de vender menos de cada vez mais para faturar melhor com produtos para a terceira idade.