Hábitos Atômicos no e-commerce: melhorias de 1% todos os dias

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como pequenas otimizações diárias levam ao sucesso em longo prazo!

Hábitos atômicos: pequenas melhorias diárias levam a uma grande transformação no futuro. Imagem: @pch.vector
Hábitos atômicos: pequenas melhorias diárias levam a uma grande transformação no futuro. Imagem: @pch.vector

O termo “hábitos atômicos” foi cunhado pelo escritor e palestrante norte-americano James Clear em um livro de mesmo nome lançado em 2018 para designar os hábitos minúsculos que geram pequenas melhorias de 1% diárias.

Dentro deste conceito, cada hábito isolado não causa nenhum impacto. No entanto, quando agrupados, acumulados e multiplicados em torno de um sistema maior, eles exercem um grande poder de transformação em longo prazo.

Autor do best-seller nº 1 do New York Times, James Clear já vendeu mais de 7 milhões de cópias de seu livro “Hábitos Atômicos” em todo o mundo. Seu conceito é amplamente utilizado em times da NFL, NBA e MLB e também por empresas da lista Fortune 500.

Livro "Hábitos Atômicos" é o nº 1 da lista de mais vendidos do New Youk Times
Livro “Hábitos Atômicos” é o nº 1 da lista de mais vendidos do New Youk Times

Ou seja, os hábitos atômicos têm sua utilidade no basquete, no beisebol, no futebol americano e em outros esportes. E, além disso, também é útil no dia a dia de grandes empresas. E se é útil em empresas, então também têm seu lugar no e-commerce.

HÁBITOS ATÔMICOS NA PRÁTICA

Antes de aplicar os hábitos atômicos no e-commerce é preciso saber como eles funcionam na prática. Neste ponto, James Clear cita em seu livro o exemplo da equipe de ciclismo britânica, que até os anos 2.000 era considerada medíocre, tendo conquistado apenas uma medalha olímpica e nenhum Tour de France. A partir de 2003, contudo, tudo começou a mudar.

Naquele ano, o diretor de performance Dave Brailsford recém contratado passou a aplicar uma filosofia de hábitos atômicos. A meta, então, era procurar uma pequena margem de melhoria em tudo. Isto é, ele queria melhorar 1% em cada ação todos os dias. Assim, redesenhou-se os selins para torná-los confortáveis e passou-se a esfregar álcool nos pneus das bikes para melhorar a aderência.

Com o tempo, novos hábitos atômicos foram acrescentados gradativamente. Por exemplo, os ciclistas começaram a usar shorts aquecidos eletricamente para manter a temperatura muscular no ponto certo. Eles passaram a medir os exercícios com sensor de biofeedback. Ademais, a equipe passou a testar as roupas em túneis de vento.

Vídeo: James Clear explica a relação entre os hábitos atômicos e as melhorias de 1%

Mais adiante, testou-se um gel para massagem com a meta de verificar se isso gerava uma recuperação muscular mais ágil. Pediu-se ao médico para ensinar a melhor maneira de lavar as mãos e assim evitar resfriados. Determinou-se até o melhor travesseiro e colchão para dormir. Além disso, pintaram o interior do caminhão da equipe de branco para identificar sujeiras que poderiam danificar as bicicletas. Em resumo, foram implantados hábitos atômicos em série ao longo do tempo.

Os resultados da equipe de ciclismo britânica

Cinco anos após a chegada de Brailsford e do início da implantação dos hábitos atômicos, a equipe britânica passou a dominar o ciclismo, tanto o de estrada quanto o de pista. Para começar, abocanhou 60% das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. No mesmo ano da Olimpíada, Bradley Wiggins se tornou o primeiro britânico a vencer o Tour de France.

O Tour de France, aliás, foi dominado por britânicos logo depois, tendo sido vencido nos anos 2013, 2014, 2015 e 2016 por Chris Fomme e em 2018 por Geraint Thomas. De 2007 a 2017, isto é, ao longo de dez anos, os ciclistas britânicos conquistaram 178 campeonatos mundiais e 66 medalhas de ouro olímpicas e paraolímpicas.

Eis, portanto, o poder dos hábitos atômicos na prática. Pequenas melhorias de 1% diárias não causam o menor impacto em curto prazo. Mas quando acumuladas, repetidas e multiplicadas ao longo de alguns anos, uma transformação radical acontece. É matemático, 1% melhor a cada dia gera uma melhoria de 37% ao longo de um ano.

Hábitos atômicos no e-commerce

Você também pode aplicar os hábitos atômicos no e-commerce. Mas para fazer isso é preciso criar uma cultura de melhoria contínua na qual todos os funcionários da sua empresa se comprometam a realizar melhorias de 1% todos os dias. A melhorias podem começar, por exemplo, com a troca de uma cadeira ruim por uma melhor, que deixa um funcionário mais confortável para trabalhar.

Logo depois, as otimizações podem se estender para a decoração do ambiente de trabalho. Outras melhorias de 1% podem se referir a aquisição de softwares melhores. Mais adiante é possível escalar a loja virtual com um novo e melhor app de chat. No dia seguinte, pode-se melhorar algum aspecto da logística e daí por diante.

Em um comércio eletrônico, há muitas áreas que podem receber melhorias de 1% todos os dias. Além da logística, todo e-commerce tem uma área de vendas, de Marketing, de RH, de compras, de estoque, etc., que podem receber otimizações. A ideia é que, em algum ponto no futuro, todas essas pequenas melhorias comecem a fazer a diferença gerando resultados de grande impacto.

Assim que puder clique em “Como fazer seu e-commerce se tornar um outlier” e conheça o segredo para criar uma loja virtual fora de série!