Inbound Commerce: resumo do livro “Conteúdo S.A.”

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Crie e fidelize o público primeiro, e desenvolva a loja virtual só depois!

Inbound Commerce: ensinamentos do livro conteúdo S.A. podem ser aplicados no comércio eletrônico.
Inbound Commerce: ensinamentos do livro conteúdo S.A. podem ser aplicados no comércio eletrônico.

No comércio eletrônico, Inbound Commerce é como chama-se a estratégia de atração de público por meio de conteúdo. De fato, o nome provém do Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Entrada ou Marketing de Atração.

Enfim, essa é uma boa estratégia para empreendedores que estão pensando em criar um público antes de lançar qualquer tipo de produto no mercado. Se você é um desses empreendedores, recomendo a leitura do livro “Conteúdo S.A.”, de Joe Pulizzi.

Resumo do Livro “Conteúdo S.A.”: começando a criar seu Inbound Commerce

O mencionado livro “Conteúdo S.A.” pode ser usado para criar vários tipos de empresas, incluindo no varejo online, por meio do Marketing de Conteúdo, do Inbound Marketing e do Inbound Commerce.

Antes contudo de falar sobre o livro, vou apresentar brevemente o seu autor. Joe Pulizzi é empreendedor e palestrante norte-americano. Ele é o fundador do Content Marketing Institute (CMI), uma das maiores empresas do ramo no mundo.

Seu livro, o “Conteúdo S.A.” revela como usar o conteúdo para criar públicos enormes e, posteriormente, empresas bem-sucedidas. A edição impressa que tenho em mãos tem 332 páginas em formato 16x23cm. A editora é a DVS.

Em 8 partes e 24 capítulos, Pulizzi escreve que a criação de uma empresa por meio do Conteúdo deve obedecer 6 etapas, são elas:

• O ponto ideal:

Pulizzi explica que o empreendedor deve começar pela escolha de um assunto sobre o qual tenha domínio. A partir daí, ele precisará criar os primeiros conteúdos em textos, vídeos, fotos, áudios, etc. Com isso, ele obterá os primeiros visitantes e/ou espectadores.

• O ajuste de conteúdo:

Na sequência, o autor do livro propõe que se faça um ajuste do enfoque do conteúdo. Ou seja, será necessário encontrar uma área dentro do assunto escolhido que tenha pouca ou nenhuma concorrência. Dessa maneira, o empreendedor conseguirá contar histórias que ninguém está contando.

• A construção da base:

Aqui o autor nos dá a conhecer como escolher a plataforma de conteúdo ideal. Além disso, ele mostra como criar um calendário e uma equipe de conteúdo, bem como reaproveitar conteúdo. Sobretudo, ele revela como escolher a plataforma que será a base de toda a sua estratégia.

• O cultivo do público:

Neste ponto, Pulizzi ensina como converter leitores esporádicos em assinantes do seu conteúdo. Isto é, ele dá dicas para converter leitores/espectadores simples em fãs oficiais em páginas específicas de redes sociais. Enfim, aborda a questão o E-mail Marketing.

• A diversificação:

Em seguida, o autor explica que depois de conseguir uma audiência fiel e crescente, o empreendedor precisará diversificar. Ou seja, dever-se-á estender o conteúdo para outras plataformas como livros, e-books, palestras, revistas, podcasts, etc.

• A monetização:

Após a aplicação do grosso da estratégia de Inbound Commerce, o empreendedor deve monetizar. É sobre isso que Pulizzi escreve nesta parte de seu livro. Aqui ele demonstra como você poderá construir um modelo de receita para, enfim, ganhar dinheiro.

Inbound Commerce: atraia e fidelize o público antes de começar a vender produtos em uma loja virtual.
Inbound Commerce: atraia e fidelize o público antes de começar a vender produtos em uma loja virtual.

Desenvolvendo uma loja virtual via Inbound Commerce

Logo depois de desenvolver sua estratégia de Inbound Commerce usando um blog e-commerce ou um canal de vídeos e-commerce, por exemplo, você precisa monetizar e ganhar dinheiro com isso. Um jeito de começar bem é lançar um Produto Viável Mínimo (PVM).

Você já conhece bem o seu público, sabe o que ele precisa, e então cria um PVM e o comercializa para pequenos lotes de público via E-mail Marketing para e-commerce, por exemplo. Se o produto for bom, venda-o para mais lotes. Se for ruim, otimize-o.

Vídeo: 5 vantagens do conteúdo no e-commerce

Quando chegar nesta etapa, você também poderá usar uma estratégia de startup e-commerce. Ou, se preferir, usar as duas estratégias (startup e conteúdo) desde o princípio. Para tanto, acesse e leia o artigo “Startup e-commerce: o que é, como funciona e como iniciar a sua”.

Uma vez que os produtos estejam bem otimizados, comece a realizar o desenvolvimento de e-commerce. Isto é, abra uma empresa e crie uma loja virtual. Coloque os produtos para comercializar lá. Para obter os primeiros clientes e adquirir credibilidade no mercado, trabalhe com um produto de entrada (bom e barato).