Como criar um “Produto Viável Mínimo” para o seu e-commerce?

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Teste a viabilidade antes de aprimorar

O PVM permite que você parta de uma ideia ou produto simples de baixo custo para outra ideia ou produto complexo de acordo com as necessidades da demanda. Fonte: B2B News Network

O PVM permite que você parta de uma ideia ou produto simples de baixo custo para outra ideia ou produto complexo de acordo com as necessidades da demanda. Fonte: B2B News Network

Produto Viável Mínimo (PVM) é o protótipo de um produto desenvolvido e lançado no mercado com nível relativamente baixo de esforço, com ideias e recursos mais básicos (mas com valor satisfatório), portanto, com menos custos e riscos, para fins de verificação de viabilidade. É um método ideal para novos lançamentos de produtos no e-commerce ou para a criação de um mix de produtos.

O PVM é, assim, diferente do tradicional método de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que do início ao fim tem como objetivo criar um produto perfeito antes de enviá-lo ao mercado.

O método do PVM foi apresentado no livro The Lean Startup pelo consultor Eric Ries para complementar o conceito de empresa startup enxuta, que tem como características a resiliência, o aprendizado e a eliminação do desperdício.

De acordo com a matéria “5 passos para fazer um Produto Viável Mínimo” veiculada pelo portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, para criar um PVM é necessário montar uma equipe multidisciplinar, definir as características do produto, criar os perfis de clientes (Buyer Personas) para os quais esse produto será comercializado, eliminar os excessos e, finalmente, definir quais metas (KPIs) devem ser alcançadas para que esse produto possa ser considerado “viável” e, a partir disso, possa ser otimizado.

Em muitos casos, você não precisa sequer ter um produto para começar a fazer testes de mercado. Você só precisa criar uma landing page com a ideia do produto, publicá-la na internet, atrair e monitorar o comportamento das pessoas enquanto visitam essa página e, assim, verificar se há demanda. É um teste simples e de baixo custo, mas que vai lhe ajudar a decidir se é uma boa ou má ideia realizar otimizações e levar o projeto à frente.

Ao utilizar o método do PVM no seu negócio e-commerce, você poderá criar e/ou lançar produtos já existentes em fases, com baixo esforço e custo, o que lhe permitirá testar a demanda e prever se haverá ou não lucro substancioso antes de partir para empreitadas maiores e mais custosas.