Marketing Multicanal: como ele pode ser útil para o seu e-commerce?

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Estratégia integra canais de divulgação e gera maior engajamento de clientes

Marketing Multicanal: divulgação em vários canais como se fosse um só canal. Imagem: @stories
Marketing Multicanal: divulgação em vários canais como se fosse um só canal. Imagem: @stories

Marketing Multicanal é uma concepção de Marketing na qual a divulgação de uma empresa, marca ou produto é feita por meio da combinação de vários canais de divulgação online e offline. Além disso, essa estratégia visa integrar os canais de divulgação de forma que um complemente o outro, passando a sensação de que eles são um único canal.

Em outras palavras, com esse tipo de Marketing você pode criar uma experiência sincronizada e contínua para os seus consumidores. Isso pode gerar maior engajamento, pois o consumidor consegue perceber e interagir com a sua marca em diferentes canais sem gargalos, isto é, de forma ininterrupta.

Por exemplo, um consumidor pode clicar sobre o seu anúncio patrocinado no Google e cair em uma página de produto da sua loja virtual. Aí, então, ele faz uma compra online, mas decide retirar na loja física. Enquanto passa pelas prateleiras da sua loja física, ele vê uma publicidade que o convence a comprar um produto adicional.

Na hora de passar no caixa, o mesmo consumidor vê um QR Code para uma promoção online. Ele lê o código com o celular, que o envia até uma das páginas do seu e-commerce no Instagram Shopping. Se ele esquecer de comprar o produto, uma sequência de anúncios de Remarketing é ativada para lembrá-lo de finalizar a compra. 

Enfim, isso pode perdurar por vários outros canais, integrando-os e sincronizando-os para que a experiência do consumidor seja suave e contínua. Assim, o Marketing Multicanal permite que você leve consumidores das suas lojas físicas para o seu e-commerce e do e-commerce para as lojas físicas, entre outros canais de vendas.

POR QUE USAR O MARKETING MULTICANAL?

Basicamente, você deve usar o Marketing Multicanal porque:

  • 72% dos consumidores dizem que preferem se conectar com as marcas e empresas por meio de vários canais, de acordo com o Autopilot;
  • 49% dos consumidores dizem que compram de suas marcas multicanais favoritas online ao menos uma vez por semana, conforme pesquisa da Fluent citada pela Martech;
  • 89% de retenção de clientes é o que obtém empresas com estratégias de Marketing Multicanal em comparação com 33% de taxa de retenção das empresas que são fracas nesse quesito, de acordo com a Invesp;
  • 10% mais é o que gastaram online os consumidores que receberam campanhas de Marketing Multicanal, conforme pesquisa citada pela Harvard Business Review.

Como você pode observar, o Marketing Multicanal gera maior engajamento e retenção de clientes, o que sempre termina em mais vendas. Ele também gera maior Ticket Médio no e-commerce. Além disso, esse tipo de divulgação é a preferida da maior parte dos consumidores. Pois se é tão bom assim, então como implantar?

Vídeo: saiba mais sobre Mrketing Multicanal

COMO IMPLANTAR?

Para implantar o Marketing Multicanal é preciso, antes de tudo, reconhecer as barreiras que impedem a sua aplicação. De acordo com dados da Invesp, 23% dos profissionais de Marketing consideram a falta de adesão a nível de “conselho de investimento” e a falta de tempo e de recursos como as maiores barreiras para a implantação do Marketing Multicanal.

Além disso, ainda conforme a Invesp, são barreiras a falta de investimento em ferramentas e a falta de entendimento para criar campanhas multicanal. Dito de outro modo, sua empresa precisa liberar um orçamento para que a implantação possa ocorrer e contratar uma agência de Marketing capaz de auxiliar no processo.

Só para você ter uma ideia, hoje 87% dos varejistas concordam que a estratégia multicanal é importante para o sucesso dos negócios, segundo a Research Live. E 42% dos executivos de varejo gastam até metade de seu orçamento de Marketing em iniciativas multicanal, conforme a Iterable citada por The Pipeline.

Resolvidas as questões de investimento, crie um plano de Marketing. Cite os canais que pretende usar. De acordo com a Aberdeen citada por The Pipeline, 51% das empresas usam ao menos oito canais. No entanto, recomendo começar com apenas três, os links patrocinados para e-commerce, o Inbound Marketing e o Marketing Impresso. Acrescente outros canais gradativamente.

Como ferramentas, você precisará sobretudo de uma plataforma de comércio unificado como a VTEX para integrar as suas ações online e offline; uma Customer Data Platform para integrar os dados; e um sistema de automação e Marketing como a RD Station para automatizar a sua comunicação. Enfim, coloque tudo para funcionar, faça testes e aperfeiçoe os processos até atingir uma alta performance.

Assim que puder clique em “Marketing Impresso” e saiba como divulgar usando esse canal!