O que é Jornada do Consumidor?

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Jornada do consumidor é o caminho que o consumidor percorre até se tornar um cliente do seu comércio. Imagem: @stories
Jornada do consumidor é o caminho que o consumidor percorre até se tornar um cliente do seu comércio. Imagem: @stories

Jornada do Consumidor é o caminho que um comprador percorre desde o momento em que percebe que tem uma determinada necessidade até encontrar e comprar um produto que soluciona tal necessidade. Ela constitui-se por 4 etapas, as quais estudaremos em seguida. Acompanhe!

ETAPAS DA JORNADA DO CONSUMIDOR

Como dito, a Jornada do Consumidor possui 4 etapas. O consumidor passa por elas em sequência, começando pela conscientização e logo depois transita pela consideração, intenção e decisão. Saiba como isso acontece agora mesmo:

1 – Conscientização

Nesta fase, o consumidor está começando a ter a sensação de que algo lhe falta, de que tem um problema ou um anseio a ser resolvido. Assim, hoje em dia, na maioria das vezes ele passa a pesquisar sobre isso na internet. A ideia é entender o problema.

Digamos, por exemplo, que um consumidor conseguiu um trabalho há 10 quadras de casa, mas não tem carro. Ele pensa, então, em como poderá chegar lá todos os dias e depois voltar. Assim, ele vai ao Google e digita “como ir ao trabalho sem carro” e começa a ler alguns posts sobre o tema. Ele começa a se conscientizar.

2 – Consideração

O consumidor se põe a ler os posts sobre “como ir ao trabalho sem carro”. Isto é, se aprofunda no assunto, verifica as oportunidades. Em outras palavras, ele inicia um processo de consideração, onde analisa cada solução em minúcias.

Ele descobre, por exemplo, que pode ir a pé ao trabalho, pegar um ônibus ou carona colaborativa. Mas uma quarta opção lhe chama ainda mais a atenção, que é a bicicleta. O consumidor considera que esse é o veículo que ele estava procurando e que pode solucionar seu problema.

3 – Intenção

Nesta etapa, o consumidor começa a pesquisar vários modelos e marcas de bicicleta que poderão servir ao seu propósito de ir e voltar do trabalho. Mais uma vez, ele recorre ao Google, onde faz buscas usando algumas palavras-chave específicas geralmente voltadas à comparação.

Ele pesquisa, por exemplo, “bicicleta speed ou montain bike”, “bicicleta caloi ou monark”, “bicicleta aro 26 ou 29”. Após consumir esse conteúdo, o consumidor demonstrará uma intenção de compra. No nosso exemplo, ele já decidiu que irá comprar uma Caloi Vulcan Aro 29.

4 – Decisão

Muito bem, o consumidor já decidiu que irá comprar uma Caloi Vulcan Aro 29. Então, ele procura esse produto no Google Shopping, onde começa a selecionar as lojas com os preços mais baixos, melhores condições de frete, menor tempo de entrega e outros fatores.

Nesta busca, ele encontra a página de vendas da Caloi Vulcan Aro 29 da sua loja virtual. Ele gosta das suas propostas de vendas, clica no botão comprar, insere um cartão de crédito e finaliza o processo. Pronto, neste ponto a Jornada do Consumidor está completa.

Vídeo: saiba mais sobre as etapas da Jornada do Cliente

COMO USAR A JORNADA DO CONSUMIDOR NO E-COMMERCE

Todos os dias, bilhões de pessoas vão ao Google ou outro buscador com o objetivo de encontrar respostas para seus anseios e problemas. Cada uma dessas pessoas é um comprador em potencial, prestes a entrar na Jornada do Consumidor. Você só precisa captura-las.

Para capturar esses consumidores você pode usar os recursos do Inbound Marketing, uma concepção de Marketing baseada na publicação de conteúdo. O Inbound Marketing visa fazer com que os consumidores que buscam soluções na web encontrem o conteúdo do seu blog e-commerce e da sua loja virtual.

Vídeo: o que é Inbound Marketing (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube

No exemplo que abordamos neste artigo, o seu conteúdo é aquele que captura o consumidor sobretudo no momento em que ele buscou uma solução para ir ao trabalho, quando ele comparou marcas e tipos de bicicletas, e finalmente quando ele começou a pesquisar uma bicicleta específica já na intenção de compra-la.

Portanto, na web, o conteúdo é uma das melhores formas de fazer com que as pessoas entrem na Jornada do Consumidor e terminem fazendo uma compra na sua loja online. Como diria Bill Gates, “na internet, o conteúdo é rei”. Então, use isso para atrair e converter consumidores em clientes e fregueses no seu e-commerce!

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