Conteúdo de qualidade: o que é e como avaliar?

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Conteúdo de qualidade ranqueia bem no Google, elimina objeções dos consumidores e converte. Imagem: @vectorjuice
Conteúdo de qualidade ranqueia bem no Google, elimina objeções dos consumidores e converte. Imagem: @vectorjuice

No comércio online, um conteúdo de qualidade é aquele que aplaca anseios e desejos e assim encaminha os consumidores para a conversão. Em outras palavras, o bom conteúdo é aquele que ajuda a transformar os visitantes do seu e-commerce em leads, clientes e fregueses.

Mas não é só isso. Além de ser bom para os consumidores, o conteúdo de qualidade também deve ser bom para os motores de buscas para assim obter um ranqueamento melhor e atrair mais visitantes para as lojas virtuais e os blogs de e-commerce.

Pois neste artigo, eu reúno seis fatores que lhe permitirão entender melhor o que é um conteúdo ótimo para os consumidores e para os motores de buscas. Isso lhe ajudará a melhorar sua produção e a conquistar seus objetivos de Inbound Marketing no e-commerce. Continue lendo e fique por dentro!

Vídeo: 5 vantagens do conteúdo no e-commerce

CONTEÚDO DE QUALIDADE: COMO AVALIAR E PRODUZIR?

Existem vários fatores que determinam se um conteúdo é ou não de qualidade para os motores de buscas e para os consumidores. Mas no e-commerce, um conteúdo de qualidade é sobretudo aquele que:

1 – É único e autêntico:

Criar é melhor do que copiar, pois os motores de buscas consideram as cópias uma intervenção black hat. Black hat, para quem não se lembra, é o nome dado a um conjunto de ações que visam burlar as regras dos sites de pesquisas com o objetivo de melhorar o posição de determinadas páginas nas SERPs.

Portanto, produza sempre conteúdo exclusivo e autêntico. Contrate um redator se for preciso para escrever os posts do seu blog de e-commerce e criar as descrições de produtos para as páginas de vendas da sua loja virtual.

2 – É multi formatos:

Há consumidores que preferem ler textos, enquanto outros preferem ver vídeos. Há outros mais que gostam de ouvir podcasts e outros ainda que gostam de ler conteúdo visual como um infográfico. Sendo assim, invista em conteúdo multi formatos.

Conte, então, com um blog de e-commerce, um canal de vídeos e talvez um de áudios, além das páginas de vendas. Assim, você poderá mesclar conteúdo. Insira, por exemplo, vídeos do seu canal nas suas páginas de vendas. Cite suas páginas de vendas no seu blog e podcast, e assim por diante.

3 – Ranqueia bem no Google:

O conteúdo bom permite que as páginas sejam melhor ranqueadas no Google e em outros buscadores. Desse modo, elas recebem mais visitas orgânicas. E no e-commerce, quanto mais visitas uma página recebe, maior a chance de conversão.

Para ranquear bem no Google é preciso criar conteúdo com base em técnicas SEO. Neste contexto, textos longos com mais de 2.000 mil palavras e recheados de palavras-chave que cercam todo um tema oferecendo respostas de ponta a ponta podem ter maior sucesso.

4 – Aplaca os anseios e desejos dos consumidores:

O conteúdo não deve apenas preencher quesitos de SEO, mas deve oferecer suporte para as dúvidas, anseios e desejos dos consumidores. Para que isso possa acontecer de forma satisfatória é importante criar uma persona que represente o seu público.

Com efeito, todo o conteúdo deve ser voltado para tal persona. Ele deve eliminar pouco a pouco as objeções dos consumidores, educando-os e preparando-os ao longo do Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil de vendas.

5 – Converte consumidores em leads, clientes e fregueses:

Além de eliminar as dúvidas e objeções dos consumidores, o bom conteúdo deve transformá-los em leads, clientes e fregueses. Para que isso possa ocorrer é imprescindível o uso de discurso persuasivo, isto é, de argumentos publicitários.

Aqui é possível usar, por exemplo, as técnicas persuasivas de Cialdini ou os princípios do Neuromarketing. Além disso, é bom fazer uso das chamadas Call to Actions (CTAs) ou, em Português, “chamadas para ação”, para encorajar o progresso do consumidor na Régua de Relacionamento.

6 – Pode ser facilmente compartilhado:

Por último, mas não menos importante, o conteúdo de qualidade é aquele que tem potencial para gerar compartilhamentos nas redes sociais. Seus títulos são tão atrativos que os consumidores se sentem tentados a mostrar para os amigos, familiares e colegas de trabalho.

E, mais do que isso, ele pode ser espalhado facilmente pela web. Isto é, trata-se de um conteúdo que está sempre acompanhado de botões de compartilhamento, que o consumidor pode acionar a partir de desktops, notebooks, smartphones, tablets e outros dispositivos.

CONTEÚDO DE QUALIDADE: A IMPORTÂNCIA DE MENSURAR

Vale lembrar, enfim, que “qualidade” não é a mesma para todos os blogs e lojas virtuais. Cada qual tem um público diferente, que age de maneira diferente. Então, é sempre bom mensurar e acompanhar os acessos, o que lhe permitirá ter insights para melhorias.

Neste processo, faça uso de ferramentas como a Google Analytics, onde é possível verificar várias métricas de conteúdo como o tráfego orgânico, duração da sessão e taxa de rejeição, entre outras. Use também a Lead Tracking e a Lead Scoring, entre outras, para entender o comportamento dos leads e lhes proporcionar uma experiência melhor.

Vídeo: 5 formas de rastrear conteúdo por meio do Google Analytics e obter insights sobre o comportamento dos usuários (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Tenha sempre uma postura voltada para a melhoria contínua. Use os dados para otimizar conteúdos ruins e atualizar os obsoletos. Dessa maneira, você conseguirá aumentar a qualidade do conteúdo e converter isso em mais conversões para o seu e-commerce.

Assim que puder clique em “Atualização de conteúdo”, saiba qual a importância disso e como fazer!