O que é live commerce?

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Um modo de comércio com apresentações de produtos, interações e vendas online ao vivo!

Live commerce (ou live shopping): vendendo produtos ao vivo. Imagem: @vectorjuice
Live commerce (ou live shopping): vendendo produtos ao vivo. Imagem: @vectorjuice

Live commerce, live shopping, shopstreaming ou live stream shopping, também chamado de comércio ao vivo, é o comércio de produtos ou serviços feito a partir de transmissões de streaming de vídeo ao vivo em meio a um ambiente interativo. E mais do que isso, em um ambiente com recursos para finalização de compras.

Em outras palavras, o live commerce é uma experiência de vendas online em tempo real. Essa experiência pode ocorrer, por exemplo, a partir de redes sociais como o Facebook ou Instagram. Além disso, pode ser feita via superapp, na loja virtual ou em outros canais de comunicação e vendas.

Seja como for, o shopstreaming é diferente do e-commerce tradicional pelo fato de que ele envolve o fator humano. Isto é, enquanto no e-commerce o consumidor sozinho escolhe produtos ao modo self-service, no live commerce os produtos são expostos por uma pessoa.

O comércio ao vivo também é diferente do comércio pela TV. Este último, por sua vez, conta com o fator humano, mas não permite a interação direta com curtidas, comentários, compartilhamentos e outros recursos que só a internet tem.

O live stream shopping, enfim, possui mais uma característica importante. Estou falando da gamificação. Ou seja, o conteúdo exposto pelo apresentador pode contar com atividades como brincadeiras e jogos com o consumidor espectador.

Vídeo: saiba mais sobre o live commerce

TIPOS DE LIVE COMMERCE

Existem vários tipos de live commerce. Você pode usar esse recurso para, por exemplo:

  • Fazer unboxing de um produto: tire um produto da caixa enquanto mostra algumas de suas características externas, internas e acessórios;
  • Apresentar um produto: mostre as principais características de um produto como material, cores, detalhes, dimensões e opções de escolha para o consumidor;
  • Realizar tutoriais: explique como um produto funciona ou, mais do que isso, demonstre isso na prática. Literalmente, coloque o produto para funcionar durante a live commerce;
  • Lançar um produto novo: apresente a nova versão de um produto ao mesmo tempo em que faz um contraponto com as versões anteriores;
  • Apresentar uma marca: ao invés de falar sobre um produto, faça uma live commerce para falar de uma marca. Enquanto isso, apresente os principais lançamentos dessa marca ao longo dos anos;
  • Mostrar vários produtos: exponha vários produtos do seu e-commerce em uma única live. Apresente cada item rapidamente e incentive os consumidores a comprá-los.

Lembre-se, estes são apenas alguns exemplos. Você também pode usar o live shopping para apresentar promoções, incentivar o uso de cupons de desconto, mostrar o ambiente das suas lojas físicas, falar sobre datas especiais como a Black Friday e muito mais. Dê o seu jeito!

QUEM APRESENTA A LIVE COMMERCE?

Qualquer pessoa pode apresentar uma live commerce. Entretanto, o ideal é que o(a) apresentador(a) tenha facilidade de comunicação e saiba cativar o público. Os vendedores, por exemplo, geralmente têm essas características.

Hoje em dia, porém, o mais comum é que as empresas contratem um influenciador digital para isso. Um influenciador é uma pessoa que já tem um público específico sobre o qual ele têm credibilidade e um certo domínio. Por isso, ele consegue convencer e vender algo para esse público com mais facilidade.

Você pode contratar influenciadores por meio da plataforma Squid by Wake. Essa plataforma oferece acesso a todos os tipos de influenciadores e fornece relatórios de performance. Assim, além de contar com o influencer mais adequado para o seu projeto, você pode medir os resultados.

Para usar a plataforma Squid by Wake com sucesso recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus é certificada em tecnologias da Wake desde o início e, portanto, está habilitada para migrar, integrar, implantar e gerenciar projetos com essa marca. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo:

LIVE COMMERCE NO MUNDO: NÚMEROS E TENDÊNCIAS

Na China, principalmente, o mercado live commerce cresce de forma contínua. Conforme informações da Mckinsey Company, foram necessários menos de 5 anos para o live stream shopping daquele país alcançar uma penetração de 10%.

Ainda de acordo com a Mckinsey, o comércio ao vivo chinês atingiu US$171 bilhões em 2020. Lá, as categorias mais exibidas ao vivo são vestuário de moda (36% de participação), os produtos de beleza e alimentos (7%), os eletrônicos de consumo (5%) e os móveis e decoração para casa (4%).

Uma pesquisa de 2020 citada pelo blog Emplifi mostra que na Polônia, Espanha, França e Reino Unido mais de 40% dos consumidores manifestaram interesse em comprar eletrônicos durante transmissões ao vivo em sites e aplicativos de e-commerce. Já nos EUA, a previsão é de que até 2024 a receita de comércio eletrônico obtida a partir do live shopping aumentará em três vezes, chegando assim a US$35 bilhões, segundo estudo do Statista.

Vale informar, o mercado live commerce cresceu em todo o mundo sobretudo durante a pandemia de Covid-19. Conforme outro estudo do Statista, a parcela de entrevistados que fizeram compras durante transmissões ao vivo aumentou em média 76% ao redor do globo ao longo da pandemia. Das regiões incluídas na pesquisa, a Europa teve o maior crescimento no período com 86%, seguida pelo Oriente Médio (76%) e pela América do Norte (68%).

LIVE COMMERCE NO BRASIL: ESTATÍSTICAS

O mercado de live commerce vai de vento em popa. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do blog da VTEX, mais de 88% dos consumidores brasileiros já informaram que pretendem participar de uma sessão de live shopping no futuro. Por aqui, aliás, marcas como a Lojas Americanas usam amplamente o recurso.

Mas, por enquanto, no Brasil, de acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2024 feita pela Octadesk e Opinion Box com mais de 2.088 consumidores online acima de 16 anos, 50% já compraram produtos após assistirem uma live de alguma marca, empresa ou influencer. Lembrando que na edição 2023 da mesma pesquisa esse número era de 46%. Dos consumidores que já compraram via live, 14% o fizeram apenas uma vez, 28% poucas vezes e 8% o fazem com frequência.

O estudo revela, ainda, as plataformas de lives mais populares no país. Neste quesito, o Instagram aparece em primeiro lugar com 60% de adesão. Em seguida está o Youtube com 46%, o app de loja com 18%, o Facebook com 15% e o app de lives com 10%. Por último vem o TikTok com 9% de preferência.

O relatório NuvemCommerce 2023 8ª Edição, que computou respostas de 2.000 lojistas entre novembro e dezembro de 2022, revela que o live shopping já é uma das estratégias de Marketing mais utilizadas pelos varejistas no e-commerce ao lado do E-mail Marketing e cupons de desconto, entre outras. Todavia, enquanto na média geral só 5% fazem uso das lives, entre os negócios mais maduros o uso chega a 15%. Ou seja, quanto mais desenvolvida a marca, maior a chance de implantar o recurso.

VANTAGENS DO LIVE COMMERCE

Existem alguns bons motivos para você lojista começar a usar o live commerce. Com ele você pode, por exemplo:

Mostrar detalhes dos produtos:

Em uma transmissão ao vivo, um vendedor apresentador pode mostrar as características de um produto por meio de recursos audiovisuais. Ele pode expor o item em diferentes ângulos e até colocá-lo para funcionar enquanto os espectadores tiram dúvidas em tempo real. Isso, de fato, pode aumentar o desejo de compra e gerar muito mais vendas.

Vídeo: live commerce do projeto Americanas ao Vivo. O evento foi apresentado pela blogger Nah Cardoso via superapp da rede varejista no dia 9 de julho de 2020

Melhorar o engajamento:

As apresentações ao vivo geram bastante interesse, de modo que os espectadores se sentem muito mais energizados para curtir, compartilhar e comentar conteúdos sobre os produtos e as marcas. Portanto, elas ajudam a engajar as pessoas. Ao longo das lives, muitos consumidores querem se sentir parte da “família” e, por isso, comentam e fazem perguntas como se todos estivessem na mesma sala.

Melhorar a experiência:

No e-commerce comum, muitas vezes o consumidor tem dúvidas sobre um produto e não pode tirá-las sem fazer uma pesquisa no Google ou na própria loja virtual. Mas no comércio ao vivo, basta perguntar ao apresentador. Isso melhora consideravelmente a experiência de compra. Se o vendedor for bom, ele pode convencer não apenas a pessoa que perguntou, mas muitas outras pessoas a comprar um produto.

Realizar promoções:

Sabe aquelas datas e-commerce como Dia dos Pais, Dia das Mães, Black Week, Black Friday e Cyber Monday, entre outras, onde cabem boas promoções? Pois é, você pode transmitir essas promoções em tempo real e faturar alto via shopstreaming. Faça, por exemplo, uma tranmisssão de 1 hora, 2 horas ou até 24 horas nessas datas citanto as suas melhores promoções. Certeza que as suas vendas aumentarão.

Todas essas vantagens, enfim, culminam na vantagem maior que todo varejista almeja, que é o aumento da taxa de conversão de vendas. Se no e-commerce comum ela gira em torno de 1%, o live commerce sem dúvida viabiliza que ela possa ser muito maior.

COMO APLICAR

Para aplicar o live commerce você deve começar com um planejamento. Defina em qual plataforma ou ferramenta irá fazer as transmissões. Logo depois, prepare o cenário. Escolha os apresentadores, os quais podem ser seus próprios vendedores ou influenciadores digitais.

Importante informar, uma das melhores plataformas para realizar o live commerce hoje em dia é a VTEX Live Shopping. Ela está disponível para uso de todos os lojistas da plataforma VTEX a partir da VTEX App Store. Desse modo, pode ser implantada com facilidade.

Um dos melhores cases da VTEX Live Shopping é o da Samsung Chile. Usando a VTEX Live Shopping, a diretoria desta multinacional fez em 2022 uma live commerce de 60 minutos ao longo da qual obteve um engajamento de mais de 1.500 pessoas, que juntas realizaram 1.600 interações com a marca. E, o mais importante, os pedidos cresceram 163% em comparação com um dia normal de compras online.

Vídeo: conheça a ferrementa de live commerce “VTEX Live Shopping

Além de escolher uma boa plataforma, prepare também cada evento nos mínimos detalhes. Defina quais produtos irá expor, quais promoções irá fazer. Elabore previamente jogos e brincadeiras. Teste os links e botões de pagamento e demais recursos.

Tenha, ainda, uma lista de argumentos persuasivos para estimular os consumidores a clicarem no botão “Comprar”. Recomendo usar os gatilhos de vendas de Cialdini e do Neuromarketing. E lembre-se, após cada apresentação, pense no que poderá melhorar para as próximas.

Se, enfim, precisar de ajuda para implantar o live commerce, não se preocupe. Você sempre poderá recorrer à Agência e-Plus, que é especialista em VTEX. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via Whatsapp para saber mais: