Americanas ao Vivo: lives aumentam vendas no marketplace da rede de lojas

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Clientes ficam mais confiantes para comprar quando o próprio vendedor mostra o produto

Americanas ao Vivo: sellers do B2W marketplace expõem produtos ao vivo no superapp da varejista. Imagem: @freepik
Americanas ao Vivo: sellers do B2W marketplace expõem produtos ao vivo no superapp da varejista. Imagem: @freepik

A Americanas lançou há seis meses o projeto Americanas ao Vivo, no qual os vendedores (sellers) de seu marketplace, o B2W, mostram produtos em tempo real ao público que usa o superapp da famosa rede de lojas. Desde então, as vendas subiram até sete vezes. É o live commerce da Americanas.

Ao todo, já foram transmitidas mais de 50 horas até o momento. Milhares de itens foram vendidos dessa forma. Além disso, a varejista relata que nos dias das lives a busca pelos produtos à mostra cresce em até dez vezes.

Vídeo: saiba mais sobre o live commerce

De acordo com a Americanas, todos os 80 mil sellers da empresa podem expor seus produtos no canal. Para tanto, basta clicar em “Hotsite Ao Vivo” e cadastrar o e-mail. Depois é só acessar o e-mail e confirmar o cadastro. Os sellers não pagam para fazer as lives.

Assim que puder clique em “O que é superapp” e leia um post complementar.

COMO FUNCIONA O “AMERICANAS AO VIVO”

O projeto Americanas ao Vivo funciona dentro do superapp da rede varejista, onde sellers, artistas e influencers podem apresentar produtos ao vivo para o público online. Logo abaixo de cada live, o app inclui a foto do produto e um botão “Adicionar à cesta” para facilitar a compra.

Lives contam com botão "adicionar à cesta" que facilita compras
Lives contam com botão “adicionar à cesta” que facilita compras

Para ajudar os sellers com as apresentações, a Americanas dispõe de uma equipe de produção. Esta, por sua vez, ajuda os sellers a criarem um roteiro de transmissão. Além disso, a equipe dá dicas sobre como escolher os produtos e o que falar ou não nas lives.

Segundo a Lojas Americanas, quando o próprio seller mostra o produto, os consumidores ficam mais confiantes para fazerem uma compra. Em outras palavras, as lives melhoram a credibilidade dos vendedores.

Vídeo: live do projeto Americanas ao Vivo com a blogger Nah Cardoso ocorrida no superapp da varejista no dia 9 de julho de 2020

Com efeito, os resultados melhoram demais. A loja de produtos geek Varinha, por exemplo, conseguiu vender em uma só hora de live o mesmo que venderia em um dia de Black Friday. E o e-commerce de artesanatos Jirau da Amazônia fez em dois dias as vendas de dez dias.

Como se pode observar, os vídeos ao vivo podem melhorar a performance de conversão de vendas. Desse modo, que tal de alguma forma usar a mesma estratégia no seu comércio eletrônico? Fica a dica!

Assim que puder clique em “Videochat e-commerce” e entenda como esse recurso pode humanizar o atendimento e melhorar suas vendas.