O que é loja autônoma

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Mais um canal de vendas para quem quer ser omnichannel

Loja autônoma da Zaitt, que tem três estabelecimentos, por enquanto, em São Paulo/SP e em Vitória/ES
Loja autônoma da Zaitt, que tem três estabelecimentos, por enquanto, em São Paulo/SP e em Vitória/ES

Loja autônoma é uma loja física que possibilita que os clientes selecionem e comprem produtos sem auxílio de funcionários. Trata-se de um estabelecimento que emprega trabalho humano apenas para reposição de estoque. Seja como for, este pode vir a ser um canal de vendas importante para quem já atua no e-commerce e pretende se tornar omnichannel.

São, por exemplo, lojas autônomas:

  • Amazon Go
  • Zaitt

Lojas como estas empregam principalmente inteligência artificial e visão computacional. Elas contam com câmeras e sensores voltados para a segurança e leitura de códigos de produtos. E o mais interessante é que elas não têm caixas. Assim, o cliente faz a compra e o pagamento sozinho. Quer saber como? Sim? Pois então continue a leitura!

Acesse e leia também o post “Inteligência artificial”. Saiba, desse modo, como é possível preparar sua loja virtual para tomar decisões em seu lugar e poupe o seu tempo!


COMO FUNCIONA UMA LOJA AUTÔNOMA

Amazon Go, nos EUA
Amazon Go, nos EUA

Uma loja autônoma, como dito anteriormente, funciona sem a presença de funcionários. Nela não há caixas e nem operadores de caixas. Dessa maneira, tudo o que um cliente precisa fazer para utilizá-la é:

01 – Baixar o aplicativo da loja em seu smartphone;

02 – Cadastrar, em seguida, seu perfil e um cartão de crédito no app;

03 – Dirigir-se logo depois à loja e escanear o QR-Code na porta, o que liberará a entrada;

04 – Passar pelas prateleiras, escolher e pegar os produtos que desejar;

05 – Aproximar o celular dos produtos para registrar a compra e pagar (caso queira consumir dentro da loja);

06 – Passar por um ambiente onde há um sensor que escaneia todos os produtos de uma vez;

07 – Fazer, enfim, o pagamento com cartão via app, o que libera a porta de saída.

Como se pode observar, é tudo muito simples e prático. Dentre as vantagens está o fato de que não há filas, uma vez que não existem caixas dentro do estabelecimento. Ademais, a loja pode funcionar 24 horas por dia, todos os dias do ano, tal como a sua loja virtual.

De acordo com matéria publicada no site Hypeness, os donos da loja autônoma Zaitt economizam cerca de R$ 10 mil mensais com a ausência de funcionários. Nesta rede de lojas especificamente são comercializados 400 tipos de produtos, em geral alimentícios.

Uma loja como esta pode lhe ajudar a impulsionar as vendas no seu e-commerce e vice versa, como você poderá saber adiante.

Acesse e leia também o post “O que é omnichannel”. Conheça o conceito e as vantagens de sua aplicação.


E-COMMERCE E LOJAS AUTÔNOMAS

Criar uma marca e-commerce forte é um trabalho de longo prazo
Criar uma marca e-commerce forte é um trabalho de longo prazo

Criar uma marca e-commerce é um trabalho de longo prazo que inclui várias ações. Uma destas ações poderá ser a implantação de uma loja autônoma, por exemplo.

Entre as vantagens da loja autônoma, neste contexto, é que esta permite ampliar a percepção da sua marca e-commerce em ambientes físicos. Isso certamente atrairá consumidores que estão passando pela rua para o seu canal de vendas online.

Se o nome da sua loja tiver uma extensão “.com” melhor ainda, pois aí o reconhecimento fica muito mais fácil. Até mesmo alguém que passar de carro pela frente da loja poderá rapidamente consultar a URL integrada ao nome imediatamente no smartphone.

O contrário também é válido. Isto é, os consumidores que compram na sua loja virtual poderão encontrar no rodapé desta as localidades físicas onde você mantém lojas autônomas. Dessa forma, esses consumidores poderão ir para as suas lojas físicas quando precisarem fazer compras mais urgentes.

Acesse e leia também o post “Nomes para lojas virtuais“. Aprenda, então, a escolher o nome certo para o seu negócio e-commerce e omnichannel!