O que é Thank You Mail?

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Saiba agradecer quando alguém se converter em lead, cliente ou freguês no seu e-commerce!

Thank You Mail: agradeça e conquiste mais leads, clientes e fregueses no e-commerce. Imagens: @rawpixel-com, @stories
Thank You Mail: agradeça e conquiste mais leads, clientes e fregueses no e-commerce. Imagens: @rawpixel-com, @stories

Do Idioma Inglês, o termo Thank You Mail significa ao pé da letra “correspondência de agradecimento”. No e-commerce, trata-se de uma mensagem de gratidão que você pode enviar aos consumidores sobretudo quando eles se converterem em leads, clientes ou fregueses, ou em outras ocasiões especiais.

A título de exemplo, você pode enviar um Thank You Mail logo depois de o consumidor realizar ações como:

  • Assinar um dos seus formulários de captura de leads;
  • Assinar uma squeeze page;
  • Realizar uma compra na sua loja virtual;
  • Baixar um e-book ou outra isca digital;
  • Aderir ao seu programa de fidelidade;
  • Recomendar a sua marca para familiares ou amigos;
  • Registrar-se em um dos seus eventos;
  • Responder uma pesquisa;
  • Registrar um produto.

Além de expressar gratidão, esse tipo de e-mail serve para informar o que o lead, cliente ou freguês deverá fazer em seguida. Ou seja, ele é útil para encaminhar ou movimentar o consumidor entre o Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil de vendas.

CHECKLIST: COMO ESCREVER UM THANK YOU MAIL

Um Thank You Mail deve ser simples e direto para evitar distrações ou rejeições. É preferível que você use apenas um texto curto para criar essa mensagem. Evite, por exemplo, incluir imagens ou tentar vender algo. Concentre-se em agradecer e encaminhar o consumidor para a próxima ação.

Ao criar um e-mail de agradecimento, você poderá:

1 – Agradecer:                         

Expresse sua gratidão. Inicie com um “obrigado por assinar nossa newsletter” ou “obrigado por comprar na nossa loja virtual”. Diga, então, de forma clara qual é o motivo do agradecimento.

2 – Personalizar:

Inclua o nome do destinatário da mensagem. Por exemplo, “obrigado Sr. Pedro por assinar a nossa newsletter” ou “obrigado Sra. Cecília por comprar na nossa loja”. Isto é, personalize o e-mail.

3 – Informar:

Se o consumidor assinou seu formulário porque estava em busca de uma isca digital, então informe o link onde ele poderá fazer o download do conteúdo. Se ele fez uma compra, diga quando e como ele receberá o produto.

4 – Encaminhar:

Informe o que o consumidor deverá fazer em seguida. Explique se ele deve visitar e curtir sua rede social, se ele deve acessar seu blog ou conhecer a sua loja virtual, por exemplo.

Assine, enfim, a mensagem. Inclua seu nome e o cargo que exerce dentro do e-commerce. Isso proporcionará maior credibilidade ao e-mail. Desse modo, o consumidor se sentirá mais tranquilo em saber que existem pessoas comprometidas por trás da sua marca e que ela não é um golpe online.

Só para lembrar, aqui na Agência e-Plus nós usamos a RD Station para criar e enviar Thank You Mail para os consumidores das empresas de e-commerce das quais cuidamos da parte do Marketing. Com essa plataforma é possível automatizar o envio das mensagens, o que torna o trabalho muito mais fácil e menos custoso.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma RD Station

 VANTAGENS DO THANK YOU MAIL

O Thank You Mail proporciona algumas boas vantagens para o seu negócio. Por meio dele você pode, por exemplo:

  • Aumentar a credibilidade da sua marca ao iniciar um vínculo verdadeiro com o consumidor;
  • Motivar os consumidores a prosseguirem o contato com o seu e-commerce;
  • Introduzir os leads no processo de nutrição de leads.

O Thank You Mail é assim um importante passo para cimentar o vínculo com o consumidor. Ele certamente aumenta a adesão das pessoas à sua marca e-commerce e, com isso, lhe ajuda a aumentar a sua conversão de vendas.

Assim que puder clique em “Thank You Page” e leia um post complementar.