O que é Topo de Funil?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça a primeira etapa do Funil de Vendas!

Topo de Funil: a porta de entrada dos consumidores no seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Topo de Funil: a porta de entrada dos consumidores no seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice

Topo de Funil é o primeiro estágio do Funil de Vendas, este último o qual também é constituído pelo Meio de Funil e Fundo de Funil. Trata-se de uma etapa voltada sobretudo para atrair os consumidores para o seu negócio e conscientizá-los de que eles têm problemas que precisam de soluções.

Sendo o primeiro estágio, o Topo de Funil é a parte mais larga do Funil de Vendas. Em outras palavras, ele é a boca do funil por onde entra um grande volume de consumidores, a maioria dos quais fazendo contato pela primeira vez com a sua empresa, que neste caso é um e-commerce.

Em geral, o público do topo ainda não sabe que têm um problema que precisa ser resolvido. E, mais do que isso, esse público ainda não sabe que há um produto que pode solucionar o problema. Pois nesta etapa, então, é seu trabalho atrair e conscientizar esse público acerca destas questões.

Etapas do Funil de Vendas. Imagem: @freepik
Etapas do Funil de Vendas. Imagem: @freepik

OBJETIVOS DO TOPO DE FUNIL DE VENDAS

Basicamente, o Topo de Funil requer:

  • Chamar a atenção dos visitantes para problemas que eles têm, mas que até agora nem sabiam que existiam;
  • Conscientizar os visitantes de que eles precisam resolver seus problemas para assim terem melhor qualidade de vida.

Desse modo, o que você precisa fazer neste estágio é despertar, de alguma forma, um interesse inicial nos consumidores. Mas além disso, você também precisa conectá-los com a próxima fase desse processo, o Meio de Funil, que serve para obter o contato ou cadastro dos consumidores.

Vídeo: saiba mais sobre funil de vendas (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

COMO CRIAR UM TOPO DE FUNIL NO SEU E-COMMERCE

Dado que o Topo de Funil é o estágio onde é necessário atrair e conscientizar consumidores, deve-se então criar e distribuir materiais que tenham o poder de concretizar isso na web. Esses materiais podem ser, por exemplo, posts para blogs e redes sociais, e-books, vídeos, lives, webinars, etc., sobre o seu setor de negócios. Distribua-os por meio de mídias pagas e mídias orgânicas.

Ao criar esses materiais, lembre-se de que nesta etapa você não deve citar seus produtos, serviços e nem a sua empresa. Ao invés disso, desperte o interesse dos clientes abordando assuntos gerais sobre a área de atuação do seu e-commerce.

Por exemplo, se você trabalha na área de moda, então crie conteúdos como “tipos de calças jeans”, “tipos de gravatas”, “tipos de camisetas”, etc., sem jamais citar qualquer marca. Aqui você deve apenas informar e mostrar os motivos pelos quais as pessoas precisam desses produtos. Em resumo, crie um interesse, mas sem gerar apelo às vendas por enquanto.

E para concluir, inclua em meio ao seu conteúdo de Topo, links para o seu conteúdo de Meio de Funil. Sim, como já dito, você deve criar essa conexão para que os consumidores possam passar para a próxima etapa do Funil de Vendas, na qual você os transformará em leads (assinantes).

FERRAMENTA PARA MONITORAR E OTIMIZAR O SEU FUNIL DE VENDAS

A principal ferramenta que você precisa usar para criar e administrar um Funil de Vendas no e-commerce é um software Customer Relationship Management (CRM) com plataforma de automação de Marketing. Aqui na agência e-Plus, por exemplo, nós usamos a plataforma RD Station para cuidar do Funil de Vendas dos nossos clientes.

A RD Station permite gerenciar todo o seu Marketing a partir de um único lugar. Com ela você pode trabalhar o Topo, Meio e Fundo de Funil; gerir a sua Régua de Relacionamento; medir o Lead Scoring; criar jornadas de compras personalizadas e muito mais. Vale a pena conhecer.

Assim que puder clique em “Funil de Vendas para e-commerces” e leia um post complementar!