Pedidos da loja virtual e o Google Analytics: por que ocorrem divergências de dados?

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Descubra quais os limites aceitáveis para as contradições entre esses dois sistemas!

O ato de desabilitar cookies é um dos motivos que geram diferenças de dados de pedidos da loja virtual e o Google Analytics. Imagem: @graphicscs @pixabay
O ato de desabilitar cookies é um dos motivos que geram diferenças de dados de pedidos da loja virtual e o Google Analytics. Imagem: @graphicscs @pixabay

Você varejista online já se deu conta das divergências de dados entre os pedidos da loja virtual e o Google Analytics (GA)? Você alguma vez já parou para pensar o que pode ocasionar esse problema?

Pois neste post, você ficará sabendo o principais motivos de discordâncias de informações entre a sua plataforma de e-commerce os relatórios do GA. E, além disso, você descobrirá quais os limites aceitáveis para as contradições entre esses sistemas, entre outras coisas. Confira em seguida!

PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS ENTRE OS PEDIDOS DA LOJA VIRTUAL E O GOOGLE ANALYTICS

De acordo com o especialista em Marketing Digital, Brian Clifton, há vários motivos para a ocorrência de discordâncias de dados entre os pedidos na loja virtual e o Google Analytics. Por exemplo:

  • O GA pode capturar e contar os pedidos feitos na sua loja normalmente. No entanto, se depois disso o cliente não concluir o pagamento ou se o pagamento não for aprovado, o GA não consegue visualizar e nem apreender esse dado;
  • O GA capta os dados de um pedido no momento em que ele é feito. Todavia, quando fora do horário comercial, muitas vezes o sistema back-end da plataforma só contará esses dados no dia seguinte ou no próximo dia útil, o que também gera discrepâncias;
  • Há casos em que o sistema back-end da plataforma só processa os dados após o recebimento de um lote de informações. No entanto, o GA faz a contabilização no ato de cada pedido. Isso, por sua vez, pode gerar muitas divergências;
  • Devoluções e trocas de produtos costumam gerar muitas contraposições. No Brasil, os clientes têm até sete dias para devolver um produto. Além disso, as trocas de produtos podem gerar diferenças de preços. O GA não contabiliza nada disso;
  • Ao entrarem na sua loja virtual, os consumidores podem desabilitar os cookies, o que deixa o GA completamente “cego”. Desse modo, a plataforma consegue captar os dados de pedidos feitos pelos consumidores, mas o GA não.
  • Quando o cliente sai da sua loja virtual para finalizar um pagamento em sites terceiros como o PagSeguro, PayPal ou Mercado Pago, por exemplo, e não volta, o GA não contabiliza o dado, gerando assim uma discrepância.

Como se pode ver, os motivos são vários e muitas vezes insolúveis. Contudo, há um limite aceitável para eles. Continue lendo!

Vídeo: usando o Google Analytics no e-commerce

LIMITES ACEITÁVEIS PARA DIVERGÊNCIAS DE DADOS

Para Clifton, o varejista precisa ficar de olho nas divergências de dados entre o GA e a plataforma e-commerce. Ele estabelece, desse modo, os limites aceitáveis e inaceitáveis para as discrepâncias, observe:

  • Verde (5%) – Aceitável: percentual de divergências considerado aceitável. Aqui você só precisa continuar monitorando;
  • Amarela (6 a 10%) – Cuidado: verifique se o seu código de rastreio no GA está correto;
  • Vermelha (11% ou mais) – Urgente: revise toda a configuração das suas campanhas, códigos de rastreio o quanto antes.

Vale dizer, enfim, que em muitas ocasiões não haverá como solucionar o problema de divergência de dados. Nesses momentos, você deve lembrar que o GA é uma ferramenta voltada para medir as pegadas digitais dos clientes. Ela serve apenas para você entender e otimizar a jornada de compras. Não é papel do GA atuar na reconciliação de contas de back-end.

Assim que puder clique em “Novo Google Analytics ganha mais recursos para medir e analisar dados” e leia um post complementar.